Pluralidade no maior evento de marketing e vendas da América Latina – Insights para profissionais de todas as áreas

Pluralidade no maior evento de marketing e vendas da América Latina – Insights para profissionais de todas as áreas

Há cerca de 4 meses eu mudei de área e comecei a atuar com comunicação interna na área de Gente e Gestão, o RH da DMCard, o que mudou um pouco o foco da minha participação no RD Summit. Isso tornou a minha experiência no evento mais curiosa, afinal, como trazer os fundamentos e aprendizados do marketing e vendas para uma área que hoje nas empresas tem um perfil mais operacional que estratégico.

Para minha surpresa, o evento superou minhas expectativas e voltei para casa entusiasmada para colocar tanto aprendizado em prática, um aperto no coração pelo evento ter acabado e uma ansiedade para a edição de 2019, que com certeza farei questão de participar.

Vamos então para os principais insights que me chamaram atenção no RD Summit para os profissionais de todas as áreas:

·        “Build connections, sell success.” O tema do RD Summit 2018 foi no mínimo atemporal. Em um mundo hiperconectado, o sucesso das conexões nunca pareceu tão concreto. Aqui podemos trazer duas referências para os profissionais de todas as áreas: o bom e velho network e, a colaboração e conexão entre diferentes perspectivas e formas de pensar, entregando resultados cada vez mais assertivos.

·        O mundo está passando por grandes mudanças, e na verdade sempre esteve... Podemos perguntar aos nossos pais, avós e por aí vai, e eles dirão que o mundo também estava passando por mudanças quando eram mais novos. Cabe a nós, todo e qualquer tipo de profissional, refletirmos e extrairmos o melhor da transformação digital que estamos passando agora para nossas vidas e para a comunidade, pois ela está acontecendo e vai continuar, apenas com uma velocidade maior que as mudanças anteriores. Então pessoal, sem medo, estamos apenas vivendo o ciclo natural das coisas.

·        Criatividade não é apenas para artistas. A capacidade de ser criativo deve ser aplicada aos profissionais de todas as áreas, pois, essa é uma habilidade que possibilita o desenvolvimento e criação de novos meios e soluções para os modelos atuais. Então porque limitar essa competência apenas aos artistas? Nesse link, é possível conferir um TED bem legal do Murilo Gun, mestre de cerimônias do RD Summit 2018, sobre processo criativo.

·        Energia e paixão pelo o que você faz, faz toda a diferença. Na palestra de Jacco vanderKooij vi o quanto esses dois fatores fazem toda a diferença, pois, com sua abordagem inspiradora contagiou todos os participantes e entregou muito além do que como compor uma equipe de vendas diferenciada, mostrou que devemos ir além e proporcionar momentos. Isso pois, hoje são momentos únicos que contam tanto para nossos clientes, quanto para as nossas equipes.

·        Vender uma ideia, também é um processo de convencimento e compra. Nos limitamos a pensar que apenas quem deve saber vender é a equipe do comercial, porém, as práticas para vender uma ideia são as mesmas de vender um produto ou serviço. Isso é interessante, pois, mesmo já tendo feito essa reflexão muitas palestras sobre vendas no RD Summit abriram minha mente, que talvez eu nem teria participado caso não fizessem parte da programação principal. Portanto, abra sua mente, há experiências que podem ir além e te surpreender ainda que você tenha zero expectativas quanto a elas.

·        A Inteligência Artificial é um tema que será cada vez mais frequente, devemos começar a refletir e nos preparar, pois, as mudanças irão ocorrer tanto no âmbito operacional quanto intelectual. Dois pontos que todo profissional poderá refletir sobre o assunto são: a democracia que a tecnologia vem proporcionando à sociedade, fazendo com que pessoas com pouco ou médio conhecimento com a aplicação certa em mãos tenha uma performance melhor que uma pessoa com alto conhecimento sem a ferramenta, e também quanto a questão ética entre humanos e robôs, já que eles já estão avançando para o âmbito social e gradativamente devem participar cada vez mais. Para aqueles que tenham interesse em se aprofundar mais no assunto, o livro “Você, Eu e os Robôs” da Martha Gabriel, palestrante sobre o assunto no RD Summit, é uma ótima leitura que traz reflexões sobre o tema em diversas esferas.

Esses são apenas alguns insights de algumas das 150 palestras que aconteceram no RD Summit 2018, tanto no LinkedIn quanto no Google é possível encontrar conteúdos sobre os temas lá abordados. Quem quiser bater papo sobre o evento comigo pode mandar uma mensagem, vou adorar. 😊

Finalizando, o RD Summit 2019 já tem data: 06, 07 e 08 de novembro de 2019. Reserve sua agenda e não deixe de participar, a experiência realmente vale muito a pena para todo e qualquer tipo de profissional.


#RDSUMMIT2018

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos