PMEs -Ti Custo ou Investimento?

PMEs -Ti Custo ou Investimento?

Trabalho no setor comercial atendendo pequenas e médias empresas a pelo menos 10 anos, sempre no setor de tecnologia, e nessa trajetória de mais de 500 visitas em clientes diferentes, vi muita coisa interessante, muitas ideias incríveis, empreendedores sensacionais (vale lembrar que empreendedor no Brasil é praticamente um herói), mas uma coisa sempre me chamou atenção, a dificuldade que principalmente as pequenas empresas tem com tecnologia.

É praticamente impossível pensar em como uma empresa pode funcionar hoje em dia sem um computador, sem envolver uma tecnologia ou qualquer outro equipamento que venha a facilitar o dia a dia. De forma incrível quase 40% das PMEs utilizam sistemas antigos em seus computadores ou rede, com 4 anos ou mais, resultando totalmente em perda de eficiência. Além disso a cultura do fazer banco todo santo dia pessoalmente, sacar dinheiro para pagar funcionários e fornecedores ou até mesmo pagar a folha em cheque, emitir nota manualmente, conversar com uma pessoa de outro setor ou de uma filial somente por telefone várias vezes ao dia, pelo simples fato de não haver um aplicativo ou um chat interno disponível, armazenar um arquivo de suma importância da empresa em pendrive, ter um computador qualquer e salvar simplesmente tudo lá, e claro, chamar o amigo de infância que "manja" de computador para ajeitar e formatar os computadores são situações mais que corriqueiras que vemos e vivemos nas empresas atualmente.

Recentemente visitei um grande amigo que tem uma forte indústria de alimentos congelador que é líder de mercado no Brasil em volume e qualidade. Grande parte dos funcionários trabalham diretamente com a produção, colocando literalmente a mão na massa, tendo uma característica mais braçal de serviços, por outro lado temos o pessoal de vendas, qualidade, compras, administrativo e faturamento. Esses sim sofrem com o Email, com os arquivos, com a ausência de um CRM, e um ERP que está eternamente em implantação.

A primeira pergunta que me veio na cabeça ao ver esse cenário foi, quem é o responsável (ou seria irresponsável) pela T.I. dessa empresa? Não há! Sabe porquê? CUSTO! Mas nem mesmo um estagiário? Não! Se paga pouco para um terceiro "dar um jeito". Esse mesmo sujeito terceiro tem o acesso a todas as senhas, arquivos e backup da empresa, e ninguém mais internamente, nem mesmo o dono tem acesso (Novidade? Nenhuma, ocorre em diversas empresas e só muda o endereço), ou seja, a empresa se tornou refém de alguém externo que pode simplesmente se tiver 1% de maldade acabar com o negócio, e nesse caso especificamente, a quebra de contrato ocorreu, e foi bastante dolorosa para o lado da empresa, tanto financeiro quanto jurídico, e nesse meio tempo, os funcionários que são verdadeiros heróis dos setores citados acima fazem mágica para a coisa acontecer e a empresa andar.

Para nós que trabalhamos com tecnologia é um prato cheio! Mas é para o empreendedor? Para o empresário? O foco é sempre em QUANTO CUSTA TER! Quando deveria ser QUAL O CUSTO DE NÃO TER? Tomar alguma ação somente quando tudo parar, quando a internet cair, quando um vírus atacar, quando um arquivo importante sumir, quando um cliente não for atendido não adianta, T.I. é prevenção! T.I. é investimento com retorno garantido! T.I. é vital para o futuro do seu negócio!

A principal preocupação e foco do empreendedor de pequeno e médio porte tem que ser única e exclusivamente o próprio negócio, e jamais ser refém de um terceiro ou se preocupar com algo que seria um investimento e não somente um mero custo! Lembre-se, o tempo e dinheiro perdido em uma situação que ocorra pelo simples fato de ausência de um setor que muitas vezes pode ser básico, pode custar muito caro e comprometer o futuro do seu negócio!



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos