Que empresa atrasada!
Nossa! Esta empresa é muito atrasada, tem coisas aqui de mil novecentos e bolinha!
Quem nunca ouviu isto principalmente nas PMEs?
Então pergunto:
Será que apenas pela idade pode ser julgado antiquada? Quais os parâmetros que ela considerou para julgar a empresa atrasada? Ter computadores antigos, softwares de versões anteriores ou até um ERP “local” indica atraso?
O que realmente indica atraso é quando estes dispositivos impactam negativamente nos clientes, funcionários, fornecedores ou qualquer outro envolvido direto e indiretamente dificultando, inibindo ou até impossibilitando o andamento dos processos que fazem parte da cadeia de valor da empresa.
Muitas vezes mesmo tendo um ambiente tecnológico antigo ele consegue atender bem às necessidades e objetivos da empresa, mas se estiverem subutilizados ou sendo usada de forma incorreta, esta situação passa a ideia de sucateamento e de obsolescência do parque tecnológico. Ter o conhecimento e consciência do uso correto pode economizar e elevar a vida útil dos equipamentos e softwares.
O gestor do departamento de Tecnologia deve ter uma sensibilidade e visão muito boas, pois qualquer descuido passará para um ambiente superdimensionado com altos gastos, sendo desnecessário. O dinheiro deve ser usado de forma eficiente, principalmente no departamento de tecnologia, pois não é tão fácil provar o seu valor para o negócio.
Mas como usar de forma eficiente os recursos tecnológicos já velhinhos?
Deve-se cuidar de forma adequada, principalmente o básico como: limpeza, manutenção preventiva, mantê-los em local adequado e usar forma adequada, pois não adianta fazer tudo e por fim tomar aquele café e colocar o copo em cima de um equipamento. E que atire a primeira pedra quem não “viu um amigo" fazer isso? Espero ter levado muitas pedradas...
Acompanhar os principais processos do negócio que dependem diretamente da tecnologia, pois mostrará claramente se está na hora de adequar a tecnologia da empresa a uma nova realidade ou não.
Falar o que acontece é fácil. Quando estamos na posição deste gestor é um pouquinho mais complexo, mas as decisões devem ser tomadas, e as mais adequadas possíveis e para isso temos que conhecer muito bem a empresa, sua missão, visão e valor e principalmente os seus objetivos. Desta forma a tecnologia nunca ficará atrasada ou obsoleta.