Podcast – Uma ferramenta eficaz para os estudos
Por Juliany Rigueira. Jornalista especializada em Comunicação Empresarial e Marketing
Quando eu estava na universidade ganhei dos meus pais um gravador de voz digital. Era uma tecnologia de última ponta, o que havia de mais moderno em meados dos anos 2000. A finalidade maior do presente era eu usá-lo no estágio, gravando as entrevistas.
Mas ele acabou virando um grande “parceiro de estudos”. Um verdadeiro aliado na rotina puxada de uma jovem que – como tantas outras – estagiava e estudava e, com isso, tinha pouco tempo para se aprofundar nos conteúdos fora da sala de aula. Eu usava o gravador para captar a minha própria voz lendo os artigos e demais conteúdos da universidade. Quando sobrava um tempinho, eu acessava a gravação e me ouvia. Assim, memorizava e aprendia.
Quando tinha algo para apresentar em sala de aula, eu apresentava primeiro para o gravador: gravava a minha voz, cronometrava o tempo e treinava a entonação. Era uma forma prática, leve e divertida de estudar.
Mas por que estou contando essa história? Porque os anos passaram, a tecnologia avançou e hoje em dia gravar a própria voz é uma verdadeira tendência de estudos. Muitos estudantes estão gravando podcasts para fixar o que aprenderam. A ferramenta favorece a reflexão e também a troca ampla e aberta de experiências, uma vez que os podcasts podem ser compartilhados.
Para quem ainda não está familiarizado com o termo, o Podcast é um conteúdo em áudio que pode abordar qualquer tipo de assunto. Ele funciona de modo muito similar ao rádio, em que as informações são transmitidas apenas por meio da voz. A diferença é que o podcast utiliza todos os recursos tecnológicos da atualidade. Oferecendo a possibilidade do usuário escutar o conteúdo no momento que desejar, seja por meio do computador, tablet ou celular. Além disso, o ouvinte pode dar pausa, acelerar ou voltar para ouvir o que é apresentado, bem como baixar o arquivo para escutar mesmo off-line.
As utilidades do podcast são várias. Você pode criá-lo para: revisar, aprender ou ensinar um conteúdo; debater ideias com outras pessoas; compartilhar informações de um modo geral; falar sobre assuntos que considere interessantes; fazer marketing de influência vendendo produtos ou serviços…
Gravar um podcast não é um bicho de sete cabeças. Em termos técnicos, você precisará apenas de um microfone, que pode ser profissional ou do próprio computador ou smartphone e de aplicativos e softwares como o Soundcloud, o Audacity, o Adobe Audition e o Buzzsprout.
Recomendados pelo LinkedIn
A partir daí, é necessário apenas uma dose de dedicação, esforço e organização.
Passo a passo
Depois que gravar o áudio, “suba” o mesmo para o programa de edição e organize todo o material. Em seguida, exporte no formato MP3 e o salve na sua conta de agregador de podcast. Caso queira compartilhar o conteúdo, você pode usar o Spotify, o Deezer ou o Amazon Music. Basta “subir” o arquivo já hospedado no agregador para essas plataformas.
Você pode gravar sozinho, ou acompanhado de alguém. Há vários tutoriais na internet que ensinam detalhadamente como gravar e publicar um podcast.
Programas também ensinam
Você também pode estudar – e até mesmo aprender uma nova língua – ouvindo podcasts gravados por terceiros. Para isso, selecione os programas que possuem conteúdo acadêmico ou que tratem de assuntos que vão ajudar a solidificar os conhecimentos que deseja adquirir.
Não existem mistérios para localizar estes programas, basta conferir nos apps de música e/ou de vídeo: alguns são disponibilizados no formato ao vivo, em que você acompanha nos dias e horários marcados,
Escolha os momentos em que esteja realizando tarefas mais automáticas ou quando estiver no trânsito para ouvir um episódio do podcast. Assim, você otimiza o seu tempo, mas ainda mantém a concentração no que está sendo dito. Agora você tem as principais informações sobre o que é um podcast e como ele funciona aproveite para inseri-los na sua rotina acadêmica.