Podemos ser mais felizes no trabalho?
Nesta semana vi um artigo no portal Terra que me chamou muito a atenção. Nele se afirmava que os trabalhadores Escandinavos são os mais felizes do mundo e existe até uma palavra Viking, impronunciavel, para isso "arbejdsgleade", que significa "Felicidade no trabalho".
Mas como os Escandinavos conseguem ter todo este animo no trabalho, mesmo nos momentos mais difíceis, ao ponto de que 58% deles dizerem que mesmo se ganhassem na loteria se manteriam trabalhando só para manterem satisfeitos profissionalmente.
O segredo está na "Regra dos 3 metros"
Para quem não a conhece, ela consiste em assumirmos a responsabilidade pelo que acontece ao nosso redor, como estivessemos dentro de circulo de 3 metros. Isso não quer dizer que você deverá agora ter que fazer tudo, não é isso. As pessoas que praticam esta regra trabalham de forma colaborativa, ajudam aos colegas e também são ajudados quando aparecem as dificuldades. Todos são peças fundamentais para o resultado, e isso aumenta consideravelmente o senso de pertencimento e promove a autonomia em cada um dos trabalhadores.
Agora imagine um time de trabalho tradicional, com líderes e liderados. Nesta regra a importancia do líder não desaparece, na verdade ela é fortalecida, pois cabe ao lider incentivar a colaboração e a autonomia de cada um, fazer com que a equipe se sinta totalmente dono do negócio, e que cada um é responsável não só pelo que faz mas também pelo o que toda a equipe entrega. O ambiente de trabalho fica mais leve e a medida que as dificuldades aparecem, elas vão sendo resolvidas com a ajuda de todos.
Um dos líderes que mais se utilizava desta regra foi Steve Jobs. Ele criou todo uma cultura de inovação na Apple, a partir do senso de pertencimento individual e responsabilidade colaborativa onde todos se sentiam donos do projeto em que trabalhavam. Desde o Auxiliar até o Gerente do Projeto, todos tinham a mesma importância para o resultado do produto final.
Recomendados pelo LinkedIn
Como começar a praticar a regra dos 3 metros
Começe fazendo coisas simples, como dar Bom Dia para a sua equipe todos os dias como se este fosse o dia mais importantes de suas vidas.
Outra ação é listar as 3 coisas mais importantess que aconteceram no dia, avaliar o que deu certo, e verificar o que pode ser mudado para melhorar o resultado, peça ajuda a seus colegas, envolva todos nesta reflexão.
E por fim, uma ação que todos nós precisamos praticar cada vez mais. Comemore os resultados, faça a equipe enterder que isso só foi possível com a ajuda de todos.
Um bom trabalho a todos!
Ms Eng Materiais Auditor Líder Qualidade ISO 9001 desenvolvimento cor ergonomia em andamento
3 mConcordo plenamente!