Polêmica do Dia: A verdade por trás dos vendedores de cursos
Ontem, enquanto navegava pelo Instagram, me deparei com um post da JACQUELINE TIROTTI que abordava o tema dos alunos que nutrem um certo ódio pelos vendedores de cursos online. Ela destacou como muitos desses vendedores utilizam estratégias para fisgar os usuários, vendendo cursos que prometem transformações mirabolantes.
Gostaria de acrescentar alguns pontos com base na minha experiência pessoal ao comprar alguns desses cursos e observar a situação da educação no Brasil.
O fenômeno dos vendedores de cursos explodiu recentemente, na maioria devido à precariedade do nosso sistema de ensino. O Brasil ocupa posições preocupantes no PISA, com muitos alunos enfrentando dificuldades básicas, como interpretar um texto ou até mesmo memorizar a tabuada. Mas o público que cai na lábia desses vendedores não se limita às gerações mais novas; muitos da minha geração também se sentem atraídos. Então, por que as pessoas estão tão desesperadas para aprender?
A verdade é que a busca por cursos não é necessariamente por conhecimento em si, mas sim pelo desejo de mudar de vida. E é exatamente isso que os vendedores de cursos exploram. Se você olhar os maiores nomes desse mercado no Brasil, verá que seus perfis no Instagram estão repletos de imagens ostentando Ferraris, Porsches, viagens luxuosas à Europa, entre outras extravagâncias.
Eles vendem a ideia de que você pode se tornar milionário com a mudança de mindset, mas a realidade é que eles ficaram ricos vendendo essa ideia, e não simplesmente aplicando o mindset que pregam.
Alguns coaches financeiros, que não mencionarei nomes, sequer tinham uma vida financeira estável antes de lançar seus cursos. Após os cursos, alegam que se tornaram milionários por meio de investimentos, mas raramente apresentam provas concretas. O marketing, no entanto, é extremamente agressivo.
Um certo coach, que não mencionarei o nome, alega ter mais de 1,5 milhão de alunos. Mas, se isso é verdade, por que o PIB do Brasil continua a cair e a renda das pessoas está diminuindo? Onde estão esses milhões de pessoas com o "mindset" diferenciado, empreendendo, criando empresas e empregando outras pessoas? Onde eles estão?
A verdade é que os vendedores de cursos são os únicos que realmente estão bem de vida.
Recomendados pelo LinkedIn
Claro, não generalizarei. Existem cursos bons, mas eles são a esmagadora minoria.
Além dos cursos milagrosos que prometem deixar você milionário, há aqueles que ensinam profissões como programação, design, entre outros. Estes também utilizam um marketing agressivo, vendendo um sonho que dificilmente será alcançado.
As pessoas precisam entender que parte do conhecimento está disponível gratuitamente na internet. Infelizmente, muitos brasileiros têm uma certa preguiça mental e não se dispõem a buscar aprendizado por conta própria. Uma pesquisa recente mostrou que o brasileiro lê, em média, no máximo 4 livros por ano, enquanto em países como a França, essa média chega a 21 livros! Isso é muito pouco. Para quem busca sucesso financeiro, esse tipo de leitura, aliado à compra de cursos de picaretas, está criando uma massa de pessoas alienadas. Além disso, isso está contribuindo para o aumento de casos de depressão e ansiedade, pois muitas pessoas compram esses cursos e esperam resultados que nunca virão.
O sucesso financeiro é uma consequência. Você irá ganhar bem se estudar bastante sobre determinado assunto, se profissionalizar em cursos e graduações, e não seguindo pilantras e picaretas. Não caia nesses marketing que prometem sonhos; ponha os pés no chão e vá para a realidade! O sucesso financeiro é demorado, e muitos sequer se tornarão milionários. Mas nem sempre ser milionário significa ter uma vida boa. Com um bom salário, você pode viver bem, mas para chegar lá, não é fácil e não será dessa forma!
Requer muito estudo, muito aprendizado e muitos erros! Sim, alguns ficarão ricos, mas acredito que 99% poderá alcançar uma boa condição financeira. Até porque, quem ganha acima de 10k no Brasil já faz parte do 1% mais rico!
Mas, infelizmente, receio que essa situação só piore. Por isso, espero que as pessoas leiam este texto até o fim. Além da falta de leitura, muitas pessoas hoje em dia não têm paciência para ler; muitas vezes, só leem o cabeçalho. Isso é triste, pois a leitura é um bem que nos foi dado gratuitamente! Somos a única espécie no planeta com essa capacidade, e deveríamos aproveitá-la melhor.
Então, se você chegou até aqui, deixe seu like!
Eng. de Softwares | Fullstack | Node.JS | Vue.JS | React.Js | Machine Learning | MySql/PostgreSql/MongoDB
4 mCara, muito bom esse artigo e realmente, triste realidade, também não acredito que isso venha mudar, para melhor, infelizmente, nesse país, tem muita gente se formando em dar golpes, pois muita gente acredita em em qualquer porcaria que ofereça lucros absurdos a curto prazo, vide a polêmica dos bets, que já dominam parte do pib nacional.