Política x Politicagem
Acredito que todos já tenham ouvido a falaciosa frase: "Você precisa ser político(a), pois desse jeito, não chegará a lugar algum!"
Para entendermos a intenção por detrás dessa frase, recorramos aos significados.
Politicagem é um substantivo feminino e pejorativo que significa, dentre outras coisas, política de interesses pessoais obscuros, de troca de favores, ou de realizações insignificantes.
Já segundo o site administradores.com, "as políticas são criadas para documentar ações previamente planejadas, que deverão ser seguidas para que determinados processos sejam executados de acordo com o propósito das organizações. Em resumo, uma política é uma decisão tomada antecipadamente, é uma cartilha para o direcionamento de determinadas decisões".
Só ao analisar as descrições, notamos que o pedido é, na maioria das vezes, que participemos da politicagem, haja visto que já atendemos a política da empresa diariamente - do contrário não faríamos mais parte do quadro.
Recomendados pelo LinkedIn
Em síntese, não é que não estejamos dentro da política, mas sim, que não estamos dentro das expectativas pessoais torpes de algumas pessoas numa organização. Sempre que eu ouvia essa frase eu me perguntava qual era o ponto a acertar, já que eu estava apontando situações que de fato, precisavam ser mudadas para que a política da empresa fosse atendida, e acredito que muitos de vocês também...
Essa é mais uma forma de assédio velado que diversos colaboradores sofrem. É uma forma de coerção ou ameaça sutis, ditas com sorriso no rosto e seguidas de frases como - "Eu só quero o seu melhor, eu acredito em você" - e todo esse blá blá blá aparentemente romântico e motivacional, mas que por detrás quer dizer: "Se você continuar se posicionando de forma a atrapalhar os meus planos, terei que tomar alguma atitude".
Creio ter traduzido bem os termos e intenções. A análise das situações enfrentadas fica por conta de cada um, bem como o que farão para acabar com esse tipo de situação.