Ponha o seu “diabinho interno” para dormir”
O ser humano é uma máquina incrível mas, como toda máquina, possui algumas peças que tendem a dar defeito ao longo do tempo. Diferente de uma máquina, há várias maneiras de tratar cada tipo de problema.
Em alguns casos é só chamar o mecânico externo (e os médicos que me perdoem a analogia), para uma solução quanto ao defeito apresentado. Mas há outros, em que se faz necessário requisitar o mecânico interno, somente ele poderá resolver. E este mecânico interno (no caso você mesmo) tem dois auxiliares, o lado positivo e o lado negativo.
Chamar o lado positivo para algumas pessoas parece algo fácil, automático muitas vezes, e isso é muito bom, pois o problema apresentado tende a se resolver mais facilmente, ou pelo menos torna o caminho mais tranquilo. Em uma analogia mais simplista, vamos chamar este lado positivo do seu “anjinho interno”. Ele é sempre voltado para encontrar a melhor saída, mesmo que você esteja a beira de um precipício. Sendo chamado, ele vai te direcionar para a melhor solução.
Agora, a vida não é tão simples assim, óbvio. Temos o outro lado. Ah, e como ele é convincente!
Temos a figura do pensamento negativo presente em todo ser humano, aquele serzinho que fica na sua orelha (por dentro dela!) te informando tudo que vai dar errado, que você já está morto antes mesmo de cair no precipício, que é melhor se jogar logo. Mais prático, não? Pra que perder tempo encontrando alternativas?! Esse aí vamos chamar de seu “diabinho interno”.
E ele é persuasivo, te mostra um caminho mais fácil, rápido, sem esforço... ladeira abaixo, eu diria. É sim, porque obviamente é mais fácil descer do que subir, não?
“Tá ruim? Então já se joga na desgraça, bebe todas hoje que a vida é assim mesmo! Aproveita pra matar todas as vontades, pois se esforçar não leva a nada. Linkedin? Pra que tanto esforço!! 8 á 10 hora por dia de dedicação em busca de recolocação profissional? Nada! Vai aproveitar pra dormir. Networking? Fala sério, perde tempo não!!!!” E assim segue essa criatura, que parece facilitar sua vida, só que no fundo... você sabe que ele está errado, né? Mas se deixa levar. Afinal, não estão todos contra você? Pois é isso que ele planta em sua mente todos os dias, que há todo um complô desenhado por todos os seres humanos contra você!
Agora, vamos cair na real? Sabemos que estes dois seres estão dentro de nossa consciência, não é uma força externa, então COLOCA ESSE DIABINHO INTERNO PARA DORMIR! É, porque sumir ele não vai, mas você pode PARAR AGORA de fortalecê-lo e doar seu tempo para o lado errado.
PARE DE JUSTIFICAR SUA PROCRASTINAÇÃO. Tome uma atitude e corra atrás do que realmente vai mudar sua vida!!
Ambos os lados fazem parte do que você é, resta decidir para que lado você vai se direcionar.
Eu luto todos os dias para esse meu lado permanecer adormecido e sei que não é fácil mas, como disse no começo, somos máquinas incríveis, capazes do inimaginável, então isso não pode ser mais forte do que o que realmente desejamos.