Por quê Ágil?
Fazendo uma analogia, imaginem um projeto para desenvolver uma borboleta. Até a década de 90, o padrão de desenvolvimento de software mais comum era o Cascata ou Wather Flow, então, do início ao fim do projeto, era desenvolvida a borboleta toda e já se utilizava tudo o que era necessário para tal.
Se a borboleta precisaria de 10 servidores, desde o primeiro dia do projeto, os 10 servidores precisariam estar disponíveis.
O número de pessoas era o mesmo do início ao fim do projeto e de preferência, os mesmos profissionais.
Todo atraso era compensado com horas extras, trabalhos aos finais de semana, viradas de noite e tudo o que fosse necessário para cumprir o prazo.
O estudo do projeto começava tentando entender tudo o que é uma borboleta e antes mesmo dela ter uma asa, já se pensava em como ela iria voar. Todas as definições eram imutáveis, logo, o resultado final tinha dois caminhos possíveis:
1. A borboleta ficou maior do que se queria
2. A borboleta ficou menor do que se queria
Mas alguns questionavam se tudo isso era necessário mesmo. Não caberia lugar para uma metamorfose?
E se eu começasse pela lagarta?
Uma lagarta ocuparia menos espaço, é um ser mais simples, não voa, tem funcionalidades menores, mas o mais importante, tem uma função vital para ecossistema, ou seja, tem valor.
A lagarta, depois de desenvolvida, pode ser evoluída, entra em seu casulo e parte a parte é pensada e desenvolvida, pode mudar, crescer ou aumentar, recebe as asas na última etapa. Depois de sair do casulo, espera suas asas secarem e só então voa. Imagine agora, qual a sua necessidade para o desenvolvimento de cada ciclo. Ela mudou?
A metodologia ágil, ao contrário do que muitos compreendem como certo, não é ágil em relação ao tempo de desenvolvimento, é ágil em relação a mudança e a entrega de valor antecipado.
Reagir as constantes necessidades de mudança é sua principal característica.
Mas eu sei bem o que você deve estar pensando: "Meu projeto tem escopo fechado, não cabem mudanças!"
Ok, esse é um ponto de vista bastante comum, mas vou te fazer uma pergunta:
- Diante das mudanças e evoluções constantes e rápidas que o mundo todo vem sofrendo, as necessidades de seu cliente permanecem as mesmas do início ao fim do projeto?
Agora mesmo, em maio de 2018, tivemos a greve dos caminhoneiros e por determinação do Governo Federal, todos os postos devem realizar o desconto do PIS e COFIS nas vendas de combustíveis. Se o seu projeto de um sistema para Posto de Gasolina estivesse em desenvolvimento e a entrega fosse em Junho e o time de desenvolvimento estivesse travado em um escopo, cujo requisito não prevê esta mudança, o sistema atenderá o cliente?
Esse é apenas um exemplo simples de como estamos sensíveis as mudanças.
Estar preparado fará toda a diferença.