Por quê a construção de um novo Brasil dependerá da atitude de cada brasileiro? #DaquiPorDiante
Às vésperas de um possível afastamento da atual presidente do Brasil, Dilma Rousseff pelo processo de impeachment no Senado, todos estamos ansiosos, preocupados com o futuro do país, mas ao mesmo tempo, esperançosos de que um novo governo nos faça prosperar.
"O FUTURO DEPENDERÁ DAQUILO QUE FAZEMOS NO PRESENTE" (Mahatma Gandhi)
Como sabemos, a atual situação econômica e política do Brasil é gravíssima e requer a atenção de todos nós, independente de posição política, afinal, esse é o momento certo para unirmos as forças e com pensamento positivo, buscarmos melhorias para nossa nação.
Precisamos ser unidos e coesos, para mudarmos o Brasil e torná-lo um país mais justo, honesto e com oportunidade para todos.
Acredito que superaremos essa fase, mas tudo dependerá de cada um de nós, da nossa educação política e principalmente das nossas atitudes. O Brasil tem mudado em relação a isso, com milhões de pessoas indo se manifestar nas ruas, de forma organizada e gerando bons resultados.
Porém, essa mudança de paradigma deve ser adotada pela maioria, para construirmos um futuro digno para a nação.
Infelizmente, ainda não evoluímos o suficiente como eleitores e precisamos planejar como agiremos de agora em diante para evitarmos os problemas atuais no futuro.
Reflexão e mudança de postura deverão se tornar algo comum em nossas vidas, principalmente, num cenário pós-impeachment.
Deve haver imediatamente uma mudança emergencial de paradigma.
É hora de mudarmos nossas opiniões e aprendermos a votar corretamente, com muito cuidado ao decidir quem colocamos no poder. Votar deve ter um sentido amplo, ou seja, além de eleger, também fiscalizar e se preciso, denunciar os eleitos aos órgãos competentes.
Você está feliz com o atual panorama político e econômico do Brasil? Caso positivo, reflita se é esse Brasil que você quer para seus filhos no futuro.
Precisamos urgentemente nos politizar mais, compreender o cenário em que o país se encontra, adotando o Brasil como nosso único partido, fazendo-se valer nossos direitos constitucionais e exigindo respostas daqueles que foram postos no poder com a força do nosso voto.
Nosso Brasil está desmoronando com 11.000.000 de desempregados, com empresas fechando suas portas, o comércio em queda livre, incluindo a venda de imóveis em desaceleração histórica, as indústrias demitindo milhares de trabalhadores a cada instante e o setor de serviços defasado, registrando altos índices de demissões.
O resultado de tudo isso é um PIB em retração. A cada ano, produzimos menos e fechamos no vermelho, bem abaixo de zero. Não existe mais superávit em nada, há tempos convivemos com o déficit em nossas vidas.
Chegamos a uma situação emergencial, em que não temos mais tempo para discutir ideologias políticas tampouco nos distanciar em objetivos, contudo, acreditar e torcer para que o próximo governo possua maior governabilidade e competência, para que possamos novamente sentir orgulho de sermos brasileiros.
Na atual conjuntura, apenas uma nova gestão poderá apresentar alguma saída, porque o atual modelo de governo não foi capaz.
Um novo governo poderá ainda, ser a injeção de ânimo que nossa economia necessita, partindo-se do pressuposto que em decorrência das suas atitudes, a bolsa poderá operar em alta, investidores poderão encarar um novo cenário com bons olhos, ampliando e abrindo novos negócios, contratando mão-de-obra que injetará mais dinheiro na nossa economia.
É hora de acreditar que é possível!
Precisamos ter fé, esperança e torcer para que o Brasil supere essa crise, porque já passamos por momentos semelhantes. Lembra-se da poupança confiscada e inflação acima de 2000% ao ano nos anos 1990?
E nossa moeda, que já mudou de nome algumas vezes? Em decorrência disso tudo, sofremos muito, mas também sorrimos, quando surgiu o Real, moeda forte que chegou a valer mais que o dólar. Bons tempos!
Vamos reforçar nossos votos de confiança na nação e não nos esqueçamos que o Brasil é do povo brasileiro e os políticos são nossos representantes, portanto, possuem direitos e deveres. Além do mais, assim como todo e qualquer cidadão não estão acima da lei.
Políticos deverão ser justos, cumprir seu papel com honestidade ou serem fiscalizados, julgados e punidos, como qualquer cidadão, mesmo que em esferas diferentes.
Inclusive, esse é o pressuposto para apoiarmos também as ações e políticas de anticorrupção como a Lava Jato que nos mostra que mesmo alguns dos homens mais ricos e poderosos do país e políticos de alto escalão podem ir para a cadeia.
A gente não precisa mais fazer de conta que está tudo bem e fechar os olhos, nossa saída é lutar pelo amanhã. Façamos nossa parte, nos politizando adequadamente e exigindo mudanças significativas na política e economia.
Muitos podem torcer contra o Brasil, apostando para que tudo dê errado e isso não é bom para o atual momento econômico. Fuja desses pessimistas, confie na possibilidade de um novo amanhã, porque não temos outra alternativa, no momento.
Devemos ser realistas, mas também não perder a esperança que tudo poderá melhorar em nossas vidas, com um novo governo.
Torçamos para que o gigante volte a crescer com soberania, exportando mais e reforçando sua imagem no exterior, afinal, perdemos o “selo de bom pagador”, sendo rebaixado pelas principais agências de avaliação de Risco (Standard & Poor's, Fitch, Moody's) e temos a obrigação moral de reverter a situação e provar que podemos ser uma nação autossustentável.
Em contrapartida, sejamos sensatos, qualquer mudança positiva num novo governo não ocorrerá de imediato, porque as medidas adotadas levarão algum tempo para gerar resultados. Sejamos pacientes e cautelosos nesse período pós-impeachment que se aproxima, sempre torcendo pelo sucesso da nação e nos certificando do comprometimento da nova gestão.
_______________________________________________________
"NUNCA SE MENTE TANTO COMO ANTES DAS ELEIÇÕES, DURANTE UMA GUERRA E DEPOIS DE UMA CAÇADA" (Otto Von Bismarck)
Como já dito anteriormente, é hora de você pensar e analisar como poderá evitar que o Brasil passe novamente por tantos percalços decorrentes da má administração da coisa pública.
Já pagamos um preço muito alto por promessas não cumpridas, que tal darmos um basta agora e exigirmos as provas antes do voto? Sim, isso mesmo.
Não confie mais naquele discurso de político bonzinho preocupado apenas com a população.
Fuja das promessas eleitoreiras que buscam somente a perpetuação no poder. Para muitos políticos, o que importa é somente o poder pelo poder.
Não esqueçamos que somos os provedores e responsáveis pelos políticos, porque vivemos em plena democracia e a política é algo que deve nos acompanhar no dia-a-dia, não somente em épocas de eleição. Cabe a cada um de nós, analisar e acompanhar o desempenho de cada representante eleito.
A esperança de viver num Brasil melhor está fundamentada no poder do seu voto.
O voto em si é uma ferramenta democrática capaz de libertar ou exterminar uma nação, tudo depende de quem você coloca no poder.
Na minha concepção, nossa política carece urgentemente de pessoas honestas, gente do povo e bem-intencionada, que seja capaz de representar nossos interesses por completo, alguém que lute por nossas causas e não somente por alianças políticas.
O mal não pode prevalecer pela omissão dos homens de bem.
E por falar de eleição, você se lembra em quem votou nas últimas eleições? Está satisfeito com o desempenho dos seus elegíveis?
Nossas mudanças de paradigmas deverão ser duradouras e fazer parte da nossa cultura, dos nossos objetivos e principalmente, das nossas decisões.
Recomendados pelo LinkedIn
Ter consciência política é tão importante quanto o direito de votar.
__________________________________________________
"A PRIMEIRA IMPRESSÃO QUE SE TEM DE UM GOVERNANTE E DA SUA INTELIGÊNCIA É DADA PELOS HOMENS QUE O CERCAM"(Nicolau Maquiavel)
Todos nós temos alguma opinião ou ponto de vista para melhorar a situação do Brasil, mesmo que não sejamos especialistas em economia, afinal, conhecemos a fundo a dura realidade do povo brasileiro. Com certeza você já constatou que não obteve nenhum retorno em seus impostos pagos.
Além disso, a alta de preços dos alimentos e remédios, fazem a vida dos mais pobres um verdadeiro inferno. Nem preciso falar que os mais pobres são os mais afetados na atual crise, não é mesmo?
Torçamos para que haja boa vontade política num eventual Governo Temer, e que apesar do pouco tempo para governar, consiga nestes 2 anos, reverter esse caos econômico e criar mudanças positivas e duradouras em todo o cenário brasileiro.
A hora é agora! Não percamos mais tempo e torçamos para que um novo Brasil surja das cinzas, para que não sejamos mais noticiados de forma jocosa no exterior e principalmente, que o novo governo coloque a "casa em ordem".
Por falar em ordem, para que haja progresso, acredito que o próximo governo deverá focar suas estratégias nos núcleos político e de planejamento, escolhendo a dedo cada ministro, com grande expertise capaz de gerar resultados.
Apesar das muitas variáveis e lacunas a serem preenchidas, um possível governo Temer deverá, deverá estipular ações de forma meticulosa, estrategicamente e com patriotismo.
Deverá ainda, cultivar a empatia, colocando-se no lugar de cada um dos 200 milhões de brasileiros, inclusive, do pai de família desempregado, do idoso sem atendimento médico e principalmente, agir com a responsabilidade, ética e comprometimento que um Líder de nação deve ter.
Precisamos de um governo popular, não de mais um governo populista.
Na minha opinião, as 10 ações abaixo elencadas (não necessariamente nessa ordem) seriam de extrema importância para que um provável Governo Temer iniciasse um ciclo promissor de mudanças, com seriedade e comprometimento, criando laços de transparência e popularidade com a nação.
1# TROPA DE ELITE: A primeira preocupação de Temer será se certificar de quem estará ao seu lado, priorizando o caráter de cada membro da equipe e levando-se também em consideração a opinião pública sobre seus escolhidos. É importante também, evitar num primeiro momento a aproximação com políticos que possuam um passado criminoso ou que estejam envolvidos em atos ilícitos. E que escolha os melhores.
__________________________________________________
2# DIÁLOGO: Para iniciar sua gestão com o "pé direito", Michel Temer deverá criar um posicionamento diferenciado e eficaz, demonstrando que está apto a ouvir diferentes camadas da sociedade, principalmente, as vozes das ruas, com medidas que endossem transparência, além de incentivar os empresários com estímulos fiscais.
__________________________________________________
__________________________________________________
4# ARTICULAÇÃO: Um novo governo deverá ter em sua equipe um bom articulador político, experiente e diplomático, evitando confrontos desnecessários com a oposição, criando assim, uma base aliada forte para que se iniciem as reformas necessárias no embate à queda da economia e preservação da soberania nacional.
__________________________________________________
5# RELAÇÕES EXTERIORES: Tão importante quanto um Ministério da Fazenda, o Ministério das Relações Exteriores deve ser gerido por um profissional à altura, com muita experiência política, vivência internacional, exibindo realizações positivas no decorrer de sua carreira, que seja exímio planejador, enfático e inteligente em suas decisões, capaz de atrair mais negócios e investimentos para o Brasil, fortalecendo nossa abalada imagem institucional no exterior.
__________________________________________________
6# SAÚDE: Com um sistema sobrecarregado e deficitário, o ideal seria maior investimento nas políticas de saúde pública, incentivo ao profissional da saúde brasileiro, com aumento salarial, condições dignas de trabalho e especializações.
Optar pela centralização e criação de grandes hospitais públicos nas áreas periféricas, onde o índice de desigualdades sociais é maior, investindo também no saneamento básico, que não tem sido muito discutido e pode gerar ocasionar doenças e epidemias, como a dengue.
Investimento em pesquisas sobre a Zika Virus, Dengue, Chikungunya e outras doenças que não somente castigam o povo brasileiro, como afastam o turista estrangeiro, contribuindo também para a queda na economia.
__________________________________________________
7# MINISTÉRIOS: Priorizar a redução de ministérios, não somente para reduzir gastos, como também tornar os resultados mais coesos, incorporando áreas correlatas, demonstrando ao povo que o novo governo é capaz de "cortar na própria carne", estabelecendo assim, metas mais agressivas aos ministros de cada pasta.
__________________________________________________
8# CURRÍCULO: Fundamentalmente, um novo governo deverá se certificar da capacidade técnica, intelectual e histórico de realizações na vida pública de cada ministro escolhido, assegurando-se que são especialistas em sua área.
Deverão ser capazes de prover soluções inovadoras e consistentes ao povo brasileiro. Priorizar profissionais gabaritados, excluindo-se os apadrinhamentos políticos seria uma excelente atitude para um novo governo.
__________________________________________________
9# LAVA JATO: O combate á corrupção deverá ser um ponto crucial para o próximo presidente, porque a Operação Lava Jato tem demonstrado resultados significativos e um apoio á Polícia Federal seria um ato de boa fé, e provavelmente aplaudido pela população.
__________________________________________________
10# JUSTIÇA: Para a Lava Jato continuar operando com sucesso, o próximo Ministro da Justiça deverá ser dinâmico, experiente e principalmente, respeitar as regras do jogo, proporcionando satisfação á população brasileira e principalmente, liderando sem pressões políticas o efetivo da gloriosa Polícia Federal.
_______________________________________________________
Caso você deseje interagir, este é o lugar certo. Poste seus comentários, logo abaixo.
Seja bem-vindo e boa sorte para o Brasil!