Por que é tão importante alinhar valores pessoais com a cultura organizacional?

Por que é tão importante alinhar valores pessoais com a cultura organizacional?

Você já imaginou um vegano trabalhando em uma grande rede de laticínios ou no setor de pecuária? Aprofundando mais, tente visualizar um profissional com anos de mercado financeiro, com um perfil que gosta de estabilidade, frequência, passa uma imagem de sobriedade, mais séria, gosta de segurança, atuando em uma startup como Nubank? Não que isso seja impossível mas, com certeza a compatibilidade com a cultura desse negócio seria bem pequena, iria precisar de muito esforço para adaptação.

Pois bem, empresas possuem cultura organizacional, ela está enraizada e alinhada com seus valores, sua visão e sua missão. Empresas com uma cultura forte influencia pessoas, fazem elas se sentirem parte, engajam e geram maior produtividade. Quando não existe uma cultura forte e estabelecida os valores não se alinham, profissionais não encontram seu propósito, não existe uma conexão com os objetivos da empresa e dos profissionais e assim, menor engajamento e menor produtividade.

Como eu sei se estou ou não alinhado com a empresa?

Valores são pessoais eles refletem parte de você, suas experiências, suas crenças, e influenciam suas expectativas pessoais e consequentemente o seu comportamento tanto profissional, quanto no âmbito pessoal. Primeiro você precisa descobrir os seus valores.

Ok! E como fazemos isso?

Pare um momento, fora da sua rotina, naquele ócio produtivo. Você vai relacionar em uma lista de 1 à 10(mais ou ou menos) sendo 1 mais importante sendo 10 o menos importante. Todos os valores que você considera importantes para você como pessoa, como profissional, como ser humano parte de uma sociedade, como brasileiro, como ser espiritual, respeitando tudo o que é importante para a sua essência. Vou deixar aqui embaixo os meus valores, apenas para você compreender, não é um modelo, não existe certo ou errado, não existe julgamento, não existe o melhor ou o pior;

Valores de Cyntia Batìsta;

  1. Família
  2. Saúde e qualidade de vida
  3. Carreira / Formação / Evolução
  4. Ética e liberdade
  5. Trabalho / Emprego
  6. Solidariedade / Empatia / Caridade
  7. Igualdade / Crescimento coletivo
  8. Diversidade / Oportunidade para todos
  9. Inovação
  10. Sustentabilidade / Meio ambiente
  11. Legado

Meus valores

Bom, definidos os valores saiba que eles não são engessados, nossa vida é feita de fases, elas vão moldando nossos valores, nossas crenças e objetivos. Sua lista pode mudar daqui a um mês ou daqui alguns anos. Basta um fato acontecer e ele pode alterar tudo, por exemplo, antes da minha filha meu primeiro valor era carreira e formação. E minha vida se baseava apenas nisso, eu já estava casada mas, eu e meu parceiro sempre tivemos os valores alinhados igualmente, ambos focados em carreira e formação. Quando nossa filha nasceu os valores mudaram naturalmente.

Tudo isso parece muito óbvio mas, quando trazemos para o mundo corporativo entra a complexidade. Dentro de uma empresa temos pessoas, todas elas com seu valores, cada uma agindo de acordo e se comportando seguindo seus valores. Diversidade, isso é maravilhoso mas, é necessário que a cultura organizacional esteja forte para garantir que todos estejam alinhados com os valores da empresa. Atuando dentro da visão estratégica, seguindo a missão e como disse anteriormente gerando mais engajamento e produtividade.

Meu primeiro valor é Família; Logo, uma empresa onde minha filha não seria bem vinda, onde não exista flexibilidade para seguir o meu papel como mãe, ir em reuniões escolares, levar em consultas médicas, tirar um banco de horas em emergências, ou até mesmo um dayoff apenas para ficar com ela. Uma organização que não tem família em seus valores, em sua cultura, não se alinha com os meus valores.

Meu segundo valor é Saúde e Qualidade de vida; Empresas onde se trabalham muitas horas, não possui plano de saúde, não seguem regras de medicina e segurança do trabalho, não possuem programas de qualidade de vida, não se alinham com meus valores.

Agora partindo para os valores mais complexos; Ética para mim é importante, portanto uma organização que não tem ética na sua cultura não me deixaria confortável. Valorizo muito a diversidade, se eu tiver que recrutar sempre padronizado, meu coração de RH vai se partir ao meio. Preciso de um ambiente Inovador, uma empresa que não estimula criatividade e inovação não está alinhada aos meus valores. E assim vai...

Agora comece a fazer o seu balanço, quais são seus valores? Qual a cultura organizacional tem mais haver com você, onde você se sentiria mais feliz em trabalhar?

Mas, em tempos de desemprego, isso não seria um luxo?

Só quem poderá avaliar isso é você mesmo. Quais valores podemos abrir mão para garantir os outros. E espero profundamente que encontre a empresa mais alinhada com os seus.

Conteúdo produzido com base em minhas experiências e formações como RH.

Cyntia Batìsta

Ronaldo Borba

Palestrante Motivacional - Inteligência Transformacional - Inteligência Emocional - Reprogramação

2 a

Eu trabalhava em uma empresa admirável, brasileira, uma das maiores do mundo no segmento de tecnologia, considerada uma das melhores para se trabalhar. Certa vez, em uma matéria publicada na Revista Encontro, no ano de 2015, cujo a capa dizia sobre "as 35 melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerias", havia um gráfico com dados extraídos das pesquisas da consultoria Great Place to Work (GPTW). O gráfico me chamou a atenção por ser o item "salário", um dos menos relevantes nos resultados das empresas vencedoras. O item "Meus valores alinhados aos da empresa" e "Qualidade de Vida", tem especial destaque. Isso só comprova que a "felicidade" no ambiente de trabalho, composta por realização pessoal, deva mesmo ser melhor observada pelas empregadoras. O RH é peça estratégica para o negócio — a pessoa certa, na posição certa, recebendo o reconhecimento certo... Tremendo desafio!!! Agradeço aos profissionais de RH desta empresa por terem me apoiado tão lindamente!!! É fui um Totvers!! Obrigado Cyntia Ferraz, por essa abordagem extremamente relevante! Vamos conversar bastante sobre gente, valores, individualidade, felicidade e o que tem tudo isso haver branding?

Gabriela Reis

Operações | Cadastro | Marketplace | Produtos Digitais | Onboarding | Pós Vendas | CS | CRM na OLX Brasil

4 a

Eu adorei Cyntia, podemos bater um papo sobre o tema ;)

Gabriela Reis

Operações | Cadastro | Marketplace | Produtos Digitais | Onboarding | Pós Vendas | CS | CRM na OLX Brasil

4 a

Adriano Vieland Anna Paula Telles Vieland vale a pena essa leitura

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Cyntia Ferraz

  • Maternidade & era digital & carreira

    Maternidade & era digital & carreira

    Se você é mãe e ama sua carreira, esse material é para você. "Trabalhe como se não tivesse filhos.

  • eSocial x Pequeno empresário

    eSocial x Pequeno empresário

    Você tem uma pequena empresa? Já ouviu falar em eSocial mas, acredita que não irá impactar em nada na vida da sua…

  • Profissional de DP x eSocial

    Profissional de DP x eSocial

    Pois é, ele chegou! Como está o seu projeto de Implantação do eSocial? Vamos falar aqui dos principais e mais comuns…

    14 comentários
  • Reflexão - O que estou fazendo para ajudar meu país a enfrentar a crise?

    Reflexão - O que estou fazendo para ajudar meu país a enfrentar a crise?

    Uma certa manhã, em uma semana de muitos envios de currículos e aguardando a minha grande oportunidade. Passei a…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos