POR QUE ATENDER BEM?

POR QUE ATENDER BEM?

Hoje em dia o cliente está muito mais exigente e esclarecido, o que faz com que as empresas procurem a cada dia melhorar seus formatos de atendimento, produtos e serviços.

Manter uma área de pós vendas antenada nas necessidades atuais do seu público consumidor deve ser sem sombra de duvidas a principal missão de qualquer empresário ou gestor de equipe, pois nem sempre o preço do produto é o principal fator de descontentamento do cliente e o que faz que ele procure uma segunda opção de compra.

Fidelização de clientes é algo que todos buscam, mas diferente do que muitos possam pensar, esta é uma tarefa árdua de se cumprir, pois são muitas as variáveis que fazem com que o cliente vá embora.

Um dos principais cuidados que as empresas devem ter é saber diferenciar o “tratar bem” do “atender bem”. Tratamento é a parte como você se relaciona no atendimento e o bom atendimento consiste em através das necessidades encontrar a solução e buscar a satisfação do cliente.

Apatia, demora, mau humor, gírias, intimidades, vícios de linguagem, desinformação e falta de paciência são algumas das posturas no momento do atendimento que devem ser observadas e evitadas a todo custo.

Aquela famosa frase de que “o cliente tem sempre razão”, nem sempre é verdadeira, mas é imprescindível que o profissional que o esteja atendendo o trate como se realmente ele a tivesse.

É importante lembrar que em inúmeros casos nem mesmo o cliente sabe como resolver sua questão e no fundo espera que o profissional que o está atendendo o ajude a resolver o problema ou até mesmo fechar um contrato que mais lhe convém e cabe a este profissional ter a sensibilidade de saber conscientizá-lo de que a solução apresentada por ele foi a melhor opção, caso contrário o cliente não irá perceber que seu problema foi solucionado e continuará insatisfeito.

Se mesmo assim, não for encontrada uma solução adequada, nunca prometa algo que não poderá cumprir e se for necessário peça um prazo para entender melhor a necessidade do cliente e assim solucionar de modo que ele fique satisfeito. É fundamental cumprir o prazo estimado de retorno e manter o mesmo ciente e atualizado sobre o progresso de seu trabalho, pois todo cliente gosta de um atendimento individualizado.

E nunca se esqueça que a melhor forma de fidelização é conhecer o grau de satisfação do cliente após a solução do problema, só assim, você poderá  propor melhorias de atendimento e processos.

Boa sorte e boas vendas !!

Frima Steinberg

Diretora executiva na STEINBERG-RH CONSULTORIA | Desenvolvimento de Novos Negócios, Treinamento e Desenvolvimento

8 a

Jamil, parabéns pelo artigo publicado! Excelentes colocações !Interessante notar que muitos sabem, nem todos agem. Abraços!

Carlos Barboza Gomes Barboza

Executivo De Contas - American Life Seguradora

9 a

Nenhuma empresa sobrevive sem o pós venda, ter clientes fieis e o sonho de toda empresa, pense nisso, parabéns Jamil, perfeito !

Marco Naticchia

Engenheiro Mecânico | Supply Chain | Compras | Gestão de Fornecedores | Melhoria Contínua

9 a

Jamil, vc tem razão! Vender o produto ou o serviço pela primeira vez é relativamente "fácil". O desafio de qq empresa é fidelizar | manter o Cliente. Para que isso ocorra é preciso ter um pós vendas forte e treinado. Um forte abraço e sucesso.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos