Por que chorar pelo Brasil?
Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Por que chorar pelo Brasil?

Crianças chorando, maridos putos da vida, um Brasil em luto... 

Motivo?

A Seleção Brasileira de Futebol foi desclassificada nas quartas de final ao perder de 2x1 para a Bélgica.

Os memes rolam soltos e parte da população tenta rir de si mesma.

Os programas esportivos dedicam-se a mostrar estatísticas de jogos, fazer análises e a tecer críticas.

Adoro futebol. Curto mesmo. Visto a camisa, xingo, fico nervosa, mas, especialmente nessa Copa do Mundo, após todo absurdo escancarado que vivemos, passei achar insano parar um país por conta de um jogo.

No meio desse turbilhão, um amigo, “chateado” com minhas críticas manda uma foto abraçado com o filho me incentivando a ter mais empatia.

Engulo a seco e reflito por 1 minuto. Se essa criança conhecesse o Brasil de verdade ela teria muitos mais motivos para chorar, respondo.

Olho pro meu filho que tira seu cochilinho da tarde e faço uma pequena oração. Nela peço forças para criar um cidadão íntegro em meio a esse caos: “Que ele tenha consciência suficiente para reconhecer o mundo a seu redor e haja de forma coerente para contribuir com a construção de um mundo melhor. Amém.”

Me inspiro a escrever sobre isso e trago junto algumas estatísticas que deveriam gerar angústia, choro e mobilização. É uma amostra ínfima, mas por meio dela é possível entender porque o Brasil deveria chorar.

  • No Rio de Janeiro, em média, 13 pessoas morrem por dia, ou seja, a cada duas horas, uma família chora a perda de um parente para a violência que se espalha de maneira cada vez mais banalizada;
  • O Brasil ainda tem cerca de 11,8 milhões de analfabetos, o que corresponde a 7,2% da população de 15 anos ou mais;
  • O Brasil registrou 1 estupro a cada 11 minutos. As estimativas variam, mas em geral calcula-se que estes sejam apenas 10% do total dos casos que realmente acontecem. Ou seja, o Brasil pode ter a medieval taxa de quase meio milhão de estupros a cada ano; 
  • No Metrô de São Paulo registra-se 4 casos de assédio sexual por semana;
  • 50 milhões de pessoas são consideradas pobres no Brasil. Isso corresponde a 31,7% da população do país. E dentro desse número existe um dado ainda mais preocupante: do total, 21,9 milhões de pessoas são indigentes. São consideradas pobres as famílias que vivem com até meio salário mínimo per capita – ou seja, 150 reais por mês para cada pessoa da casa – e indigentes aquelas famílias com renda mensal per capita de até 75 reais.

Ok ficar triste, por essa ou qualquer outra derrota esportiva, seja ela mundial ou até mesmo local. Mas pode também olhar pro lado e perceber que todo dia, toda hora em nosso país alguém chora por motivos que não estão sendo resolvidos nem no tempo regulamentar, nem na prorrogação e nem nos pênaltis e que, na verdade, não deveriam estar em campo há muito tempo.

Mais empatia por favor!

Fontes: Agência O Globo, IBGE, Banco Mundial, Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Estadão, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

Choro pela crise que nosso país se encontra, e não por essa m..... de futebol.

Wagner Baroto

Gerente Comercial / Representante comercial de vendas - PJ / Executivo de Vendas

6 a

Por que chorar?! Olha para dentro de si, meu Brasil. Tua resposta está em qualquer midia; qquer esquina; qquer hospital; qquer serviço público; mas apenas te peço abra o olho da mente e não apenas o da face.

Para mim, sem querer ser rude, o texto é um tanto demagôgo ! A copa do mundo é uma evento mundial que acontece a cada 4 anos! O futebol está inserido na nossa cultura desde que nos conhecemos por gente, pois ele é democrático, tanto o rico quanto o pobre pode jogar e se inspirar nos seus ídolos! Existe um campinho de futebol em cada esquina do nosso país.Ainda me lembro dos meus 9 anos quando chorei na derrota do Brasil de 82 para a Itália! Não quero que minhas filhas deixem de torcer ou até chorar ( se for o caso) para pensar nos problemas mais graves do nosso país! Infelizmente uma grande parte das crianças do Brasil, não precisa ser lembrada disso, pois já choram diariamente seja por comida, por problemas de violência, saúde, educação, etc, etc A copa do mundo é um momento único para uma grande parcela deste pequenos “grandes” brasileiros, que podem “esquecer”, durante os jogos, um pouco do duro dia a dia á que estão expostos. Existe tempo para tudo neste mundo, tanto a hora de varar a noite estudando, quanto para brincar e se divertir! A vida é uma questão de equilíbrio! Hoje à noite quando for rezar com as minhas filhas, vou pedir a Deus que dê a elas bastante discernimento 😉

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Carol Manciola

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos