Por que concentrar informações de comunicação em sua assessoria de imprensa é importante?

No nosso mercado, é muito comum as empresas/startups contratantes deixarem de passar informações relevantes por achar que aquilo não será aproveitado na mídia. Só digo uma coisa – PARE AGORA! A partir do momento que você contrata uma assessoria de imprensa, deixe que ela faça o filtro do que é importante ou não.

Aqui na PiaR, por exemplo, tivemos situações de que o cliente conseguiu um investimento alto, ou fez uma fusão com uma grande empresa e não nos comunicou. E como ficamos sabendo? Pelas redes sociais (Facebook, twitter e blog). Quando uma informação com essa relevância é divulgada nesses meios, nós perdemos a força de conseguir um espaço bacana em um grande veículo, como Valor Econômico, Exame.com, Folha, entre outros, pois a informação deixa de ser nova (esses veículos gostam de exclusividade).

Por isso, quanto mais informações você passar para sua assessoria de imprensa, mais insumos temos para elaborar pautas e estratégias para trabalhar nas mídias. Mas fique tranquilo, quando o assunto não tem apelo, nós avisamos e explicamos o porquê.

Acredito que além de informações relevantes sobre sua empresa, contatos que vocês recebem de jornalistas para fazer entrevistas também devem ser concentrados na sua equipe de PR. Por que digo isso? Também já tivemos situações em que alguns clientes deram entrevistas sem nos comunicar e sairam informações erradas/ou distorcidas. Ou seja, o cliente ficou bravo e pediu para que ligássemos para o jornalista fazer a alteração. Quando estamos por dentro de tudo que acontece com a empresa, fica mais fácil todo esse processo, pois conseguimos acompanhar qualquer entrevista ou gravação desde o começo, evitando que saia alguma informação errada ou equivocada.

Para finalizar, usufrua de todo o “know-how” que sua equipe de PR tem e envie o máximo de informações que conseguir para que eles possam criar pautas interessantes para os mais diversos veículos de comunicação. Mantenha contato direto, isso fará com que o trabalho seja muito mais eficiente.

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com 5 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Comunicação na PiaR Comunicação.



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Juliana Chagas Gusmão Franciozi

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos