POR QUE CORTAR AS CÁPSULAS DE CAFÉ CAUSAM UM GRANDE IMPACTO HOJE E NO FUTURO?
Ilustra: Vexels

POR QUE CORTAR AS CÁPSULAS DE CAFÉ CAUSAM UM GRANDE IMPACTO HOJE E NO FUTURO?

Em meio a tanta redução de custos que os empreendedores precisam avaliar nesse momento, pequenas economias se transformam em grandes aprendizados. Essa semana fizemos uma reunião com nossos conselheiros sobre os cortes (não de pessoas) e renegociações de despesas que teremos que fazer. Uma das decisões foi cortar a compra de cápsulas de café das salas de reunião caso voltemos do home office – o que, por enquanto, não tem data para acontecer. Essa economia representa apenas 700 reais no mês, mas sabe o que ela significa?

No momento imediato, é de 700 em 700 que ajudamos a salvar a empresa e o exemplo da cápsula de café é simbólico, claro. Desde compra (e até troca de marcas por mais baratas) de materiais de limpeza e materiais de escritório até a renegociação com fornecedores e locatários de imóveis (falo dessa ideia mais abaixo), cada economia desenhada fez com que, na soma, chegássemos ao próximo trimestre com prejuízo bastante menor que o esperado depois da chegada do Covid. 

A médio e longo prazo, o que fica de lição é que aprendemos a ser uma empresa mais enxuta e menos sujeita a afundar em momentos difíceis. Para que esperar as vacas magras para cortar gastos supérfluos? Foi o que pensamos ao ver uma grande economia feita a partir de pequenas iniciativas. 

Sobre as renegociações: não vou fazer com os outros (ou vou evitar enquanto eu puder) o que não quero que façam comigo. Ou seja, não vou cortar o fee de meus fornecedores e nem parar de pagar o aluguel. Mas o que podemos fazer nesse momento? Renegociar uma redução momentânea no pagamento dos serviços. Essa redução, vamos imaginar que seja 1000 reais, será paga no segundo semestre em 5 parcelas de 200 reais. Esse é um exemplo, claro, mas a ideia aqui é não cancelar contratos ou pagamentos, apenas negociar que uma pequena parte dele seja jogada um pouco mais para frente. Para a empresa é melhor receber 70% do pagamento agora do que 0%. E para nós fica mais viável pagar 70% do que 100%. Ou seja, uns ajudam os outros e ninguém quebra. Além de evitar o que. mais dói em empreendedores do bem: demitir pessoas.


Suellen Campana

Gestora de Contas | Atendimento | Estratégia de Influencia | Comunicação | Eventos

4 a

Gabi, por um olhar mais holístico, podemos considerar também menos impacto em duas áreas: Ambientais e da Saúde. Ambiental pois em 2015, mais de 7 MIL toneladas de cápsulas foram consumidas pelos brasileiros (Obviamente poucos % dessa quantidade foi reciclada - considerando um produto 100% alumínio, sendo que duas das mais famosas tem uma mistura de materiais na composição). E na saúde, pois como a capsula tem alumínio em sua composição e no processo de preparação, solta micro partículas na bebida, fazendo que com frações deste mental saiam na bebida que será consumida. Lembrando que o alumínio, quando em excesso, pode desencadear problemas mentais, como demência senil, Alzheimer e até autismo em bebês ainda no ventre materno.

Tico Moraes

Founder at Studio Nuts | Creative Director with a Passion for Innovation | Art Enthusiast | Transforming Ideas into Impactful Campaigns

4 a

Excelente, como sempre! Obrigado, Gabi!

Daniela Pontes

Founder HUS Business Design | Board Member | CMO As a Service | M&A | Mentora

4 a

Como de costume, seus textos são sempre muito claros e pertinentes. Estão fazendo o que o momento pede, pensar em si, sem esquecer do outro. Jamais. Parabéns, a vc e a equipe.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Gabriela Hunnicutt

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos