POR QUE DEVO FAZER UMA FACULDADE?
#Faculdade

POR QUE DEVO FAZER UMA FACULDADE?

VALDIR GODOY

Caros amigos, hoje fui abordado por um jovem que me fez esta pergunta e me pus a fazer uma reflexão sobre o tema e, após ler vários pensadores sobre o assunto, gostaria de deixar minha contribuição.

Sabemos que todo conhecimento é bem vindo, e as unidades formadoras (instituições de ensino) devem levar isso em conta, principalmente no tocante as necessidades e tendências de mercado. Ignorar o mercado por parte dos alunos e das unidades formadoras é o mesmo que decretar a sentença de morte na construção de conhecimentos, habilidades e competências.

Espera-se que ao obter uma certificação de nível superior, o formando esteja preparado para atender as necessidades de mercado e, consequentemente, obter maiores chances de conseguir as melhores oportunidades em detrimento daqueles que não tem essa qualificação, bem como as melhores remunerações.

Sabemos das grandes dificuldades em que algumas pessoas encontram em cursar um ensino superior, sejam elas por condições financeiras ou por deficiências do Estado em oferecer as quantidades de vagas e cursos necessários para a população, e o mais triste é saber que nem todos conseguem compreender a importância que um curso como este pode representar em sua vida profissional.

Obter um curso superior, além de propiciar um grande crescimento pessoal, dentro da instituição de ensino o aluno encontrará uma oportunidade de ver o mundo de uma visão ampliada sobre vários ângulos e realidades de análise das situações, o que propiciará novas maneiras de resolver situações problemas, e construir sua rede de relacionamentos.

Seguir a frente com a escolha da sua futura profissão, através dos cursos que ocorrem após a sua formação na graduação, tanto a nível de especializações, mestrados e doutorados, possibilitará ao formado construir uma carreira sólida e aumentar as chances de ser um profissional de sucesso alcançando objetivos cada vez mais promissores, e isso aumentará as possibilidades de conseguir estabilidades financeiras e empregabilidade.

É muito importante que o leitor compreenda que para responder a esta pergunta: POR QUE DEVO FAZER UMA FACULDADE?, é necessário que seja feito uma reflexão muito pessoal, ou seja, esta pergunta tem que ser objeto de resposta de quem deseja algo e não ser influenciado por atores do tipo: pai, mãe, cônjuge, amigo, etc., pois isso será determinante para seu sucesso e felicidade. Felicidade sim, pois fazer aquilo que gosta, ter prazer em realizar o que se propõe é uma decisão única e exclusiva sua, portanto, não vá pelas cabeças dos outros, por melhor que sejam as intenções.

Antigamente, quando os pais eram questionados sobre o futuro dos filhos, eram comuns os desejos dos patriarcas ou matriarcas das famílias dizerem que os filhos seriam “DOUTORES”, pois achavam que isso seriam sinônimos de respeito, ganhos financeiros e liberdade, frente a vida dura que levavam e não desejavam isso para os filhos.

Não havia nenhuma maldade neste tipo de pensamento, porém os pais cometiam um erro básico e inocente na época onde não perguntavam aos filhos “o que eles gostariam de ser”, e isso levou e leva muitos profissionais de hoje serem infelizes nas suas escolhas, pois não escolheram o que queriam ser e sim fizeram o que os pais queriam que eles fizessem.

Caros amigos, não se desesperem e não se preocupem com o curso das coisas, deixe as águas rolarem tranquilamente. Não se sintam responsabilizados se ao chegarem a idade de 17 ou 18 anos e não conseguirem saber o que querem fazer ou ser da vida, meu conselho é para que aproveitem todas as fases que irão passar, porém nunca deixem de acompanharem as mudanças e praticarem o hábito da leitura, principalmente dos acontecimentos e tendências, o que podem ajudar bastante nas suas decisões.

Uma dica importante que deixo aqui é que na hora em que você for escolher cursar a faculdade, faça um levantamento sobre a seriedade que a instituição de ensino trata sobre o tema, pois isso será fundamental para a sua formação.

No mundo de hoje onde o acesso a informação fica cada vez mais fácil, sejam elas através de ensinos presenciais ou de ensinos a distancia - Ead, ignorar a qualidade desse ensino é o mesmo que ficar DESPREPARADO e PERDIDO para o mercado. Procure unidades formadoras antenadas com o mercado, inovadoras, com profissionais reconhecidos e principalmente analise os “casos de sucessos” (ex alunos que se tornaram bem sucedidos e realizados com a sua formação nesta instituição) que existiram nesta instituição. Sabemos que a “diferença” na sua formação depende muito de você, mas a instituição também tem uma grande parcela nisso, pois o diploma custa caro, o conhecimento não!

Espero que essa reflexão tenha aberto um mundo de possibilidades para você e “tempo” é uma coisa que você não pode perder.


Abraços

 Valdir Godoy

Rodolfo Sabino 🚀 🎯

Diretor de SEO de Performance @ Tráfego e Vendas Consultoria 🚀 🎯| Especialista SEO de Performance @ CRO Orgânico | CSI (Chief Seo Intelligence) @ Aunica

5 a

Parabéns, belo texto.. Eu trabalho e convivo com especialistas, e vejo lacunas importantes de conhecimento e entendimento até de negócios, que eu tive preenchidos quando fiz faculdade.. 

A sabedoria de quem já mexe com educação faz tanto tempo impressiona quem lê. Uma reflexão bastante pertinente, não só para o jovem, que inicia o árduo caminho acadêmico, mas até para os mais experientes. Obrigado por compartilhar o texto, mestre!

Alexsandra Cavalcante

Professor Universitário e Servidor Técnico administrativo na UFC.

5 a

Muito esclarecedor.

Roberto Ramalho

Conselheiro Efetivo na Conselho Regional de Educação Física da 18ª Região

5 a

Excelente reflexão. Parabéns pelo texto, Professor! Esse é o grande paradigma dos adolescentes, que no momento maturacional mais conturbado, tem de escolher o futuro da sua vida.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos