Por que devo investir na criação de uma cultura de gestão de projetos
Toda empresa possui metas de curto, médio e longo prazo, as quais irão nortear todas as ações e os esforços de seus funcionários por determinado período. Com essas metas, o board cria um planejamento estratégico geral da empresa e cada diretor terão incumbências para contribuir com este resultado e, obviamente, o sucesso da performance está vinculado ao êxito das ações de todos.
Nos últimos anos saímos de organizações com profissionais mais generalistas por especialistas. Estes especialistas sabem exatamente como executar suas tarefas de rotina, porém fica um gap dentro das empresas, que é o trânsito livre e independente dentro de todas as áreas, que agora passa a ser preenchido pelos PMO’s, assim chamados os Gerentes de Projetos.
Considerada uma das profissões do futuro, essa turma de gerenciamento de projetos contribuiu significativamente para os avanços tecnológicos desde o final da década de 90 e há tempos aplicado como metodologia nos projetos de empresas de manufatura passam agora a apoiar e auxiliar corporações no cumprimento das metas, conduzindo equipes multidisciplinares e trazendo estudos de viabilidade com independência, permitindo que decisões estratégicas sejam tomadas com mais segurança, mitigando assim riscos financeiros, legais, de imagem e de engajamento interno.
O profissional perito em PMO conhece um pouco de tudo, facilita a implementação de processos novos, busca os recursos necessários. Esta é a sua especialidade. Além de auxiliar no cumprimento das metas (o que a empresa quer, em quanto tempo e quanto está disposta a investir por isso), no funcionamento ordenado dos processos, mitigação de riscos, na gestão da qualidade, do tempo de execução do cronograma, dos custos envolvidos e da comunicação das ações das equipes de projetos (formada pelos especialistas das áreas) e por fim, avalia os indicadores de desempenho. Seu foco é a empresa como um todo.
Cuidando dos recursos, cronograma, avaliando riscos e os resultados obtidos, o gestor de projetos vai concretizar a meta estipulada, seja seguindo o que já havia sido estabelecido ou reavaliando e trazendo novas proposições de ações e dando assim para a alta direção uma visão periódica do andamento do plano.
Eu costumo chamar o PMO de maestro. Porque é ele quem conduz cada especialista para a concretização geral das metas.
Leandro Rossi é sócio fundador da Profit UP, uma consultoria especializada em PMO.