Por que eu preciso fazer network?
Se você tem dificuldade para fazer network é compreensivo, porque nem todas as pessoas são expansivas, mas é importante entender quem são as pessoas que você quer se relacionar por afinidade e as pessoas que você precisa se relacionar por questões de trabalho, que são pessoas que tem ideias e objetivos que são similares ao seu.
Então você precisa de forma concisa, mas objetiva e potente chegar nessas pessoas com um assunto que seja de interesse delas. Como você faz para escolher e quem são essas pessoas?
Você precisa entender quem você é e onde você quer chegar, quais são os seus pontos. Precisa também entender como trazer informações relevantes para chamar a atenção dessas pessoas.
Por que isso é bom?
- Você vai criar uma rede de conversação, você começa a conversar com pessoas que tem são do seu grupo de afinidade;
- Essas pessoas vão ser sua rede para todo tipo de negócio, quando você precisar de alguma coisa, de alguma informação, de alguma referência, essas pessoas que vão te ajudar;
- Essas pessoas vão falar bem ou mal de você, então não adianta a gente achar que faz um bom trabalho se as outras pessoas não sabem o que a gente faz;
- São essas pessoas que vão te promover no futuro, que vão te dar relevância, que vão lembrar de você quando você precisar se recolocar, ou quando você resolver empreender em qualquer empreitada sua. São essas pessoas que vão te ajudar.
Eu gostaria de dar um exemplo: desde que eu entrei no Conselheiras 101 a gente está fazendo uma rede potente de mulheres que se ajudam. Eu recentemente abri uma campanha para que eu possa ir para Singularity, e já recebi ajuda tanto financeira quanto apoio para conseguir passagem de três dessas conselheiras, que são pessoas que eu proativamente me dirigi até elas e conversei e vocalizei o que eu queria.
É preciso que você vocalize de forma clara o que você quer!