Por que você sabota a si mesmo e o que está por trás disso.
Foto de Ketut Subiyanto no Pexels

Por que você sabota a si mesmo e o que está por trás disso.

Se você parou para ler isso, provavelmente começando a ter dificuldades para cumprir as metas que se propôs, está adiando algo que sabe que já deveria estar fazendo ou fez isso recentemente certo? Fique tranquila, você não é a única pessoa a se comportar dessa forma, acredite, mesmo sabendo disso, eu também caio nessa as vezes (mais do que gostaria inclusive).

A grande questão é? Por que não fazemos o que sabemos que temos que fazer, seja exercitar o corpo, ler mais, melhorar a alimentação, meditar 2 minutos, começar a correr ou qualquer outra coisa?


Você foi treinado para deixar tudo como está, mesmo que esteja muito ruim.


Simples, mas dói... você foi treinado para deixar tudo como está. Isso mesmo, por mais que você não esteja contente com a situação, qualquer que seja ela, você já se acostumou com isso, mesmo que esteja em estado de sofrimento, em um emprego ruim, relacionamento abusivo, ganhando menos do que merece, vivendo de migalhas, sentindo dores ou percebendo sua saúde ir embora, você já se acostumou a tolerar esse sofrimento (mas não devia, mesmo!) e de maneira subconsciente, você fica com medo de mudar e tudo ficar ainda pior, quase nunca consideramos que existe a mesma probabilidade de tudo ficar muito melhor.

Como você cresceu ouvindo ditados que reforçam essas crenças (mais vale um pássaro na mão do que dois voando / é melhor pingar do que secar) você mergulha na rotina para desculpar a si mesmo por não se aplicar por tempo suficiente no processo de mudança que você mesma escolheu viver (aqui valem as promessas de ano novo e todas as outras decisões pessoais também), ou você nunca percebeu que, sempre que tenta mudar, de verdade, acontece algo para tentar te manter onde está?

Na verdade, esse algo que acontece é para atender um desejo subconsciente seu, continuar como está... A essa altura você já me entendeu, mas eu reforço, é como se um pedaço de você estivesse jogando contra você mesmo, e o pior, com a desculpa de que fazendo isso está te protegendo, acredita?

Adoro o nome que o Shirzad Chamine deu pra esse algo: Sabotadores. Segundo sua pesquisa, publicada no livro Inteligência Positiva, são 10 sabotadores os responsáveis por essas ações que tomamos contra nós mesmos, na maioria das vezes, sem perceber o que estamos fazendo. Não há ser humano que não tenha desenvolvido dois ou mais desses sabotadores, mas dá pra lidar com eles.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Eu desejo de coração que você continue firme nas escolhas que fez e que sabe que vão te fazer bem, simplesmente continue o plano, não deixe a rotina te sufocar, não deixe o tempo (ou ilusória falta dele) ser uma desculpa para você fazer o que precisa ser feito pelo seu bem estar.

Se estiver muito difícil, recomendo conhecer seus sabotadores profundamente, aliás, de tempos em tempos, eu reúno uma turma só para identificarmos e falarmos sobre eles e os exercícios nos ajudam a superá-los, caso tenha interesse, mande mensagem que eu envio as informações para a próxima ok?  Mas à parte isso, não deixe a rotina de sufocar novamente, você já sabe o que ela quer de você...

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos