Por que não podemos parar a conversa sobre imunização
Você sabe o que é imunização? É o processo pelo qual uma pessoa se torna resistente a uma doença - como, por exemplo, por meio da vacinação. As vacinas estimulam o sistema imunológico do organismo a proteger a pessoa contra infecções ou doenças.
Ou seja, a imunização previne a doença, a incapacidade e até a morte por doenças evitáveis por meio da vacinação. No entanto, o Brasil vive um momento de baixa cobertura vacinal. Em 2021, em um cenário ainda pandêmico, criamos a Semana da Imunização no Instituto Lado a Lado pela Vida , buscando informar e conscientizar sobre a importância da população manter as vacinas em dia.
Muitas doenças graves haviam ficado no passado, e estão voltando em função das baixas coberturas vacinais. A conversa em torno da importância da imunização não pode morrer - precisamos sempre relembrar que o Sistema Único de Saúde disponibiliza gratuitamente uma ampla gama de vacinas, incluindo as cruciais para pacientes de grupos especiais (oncológicos, cardíacos e com doenças crônicas) e de grupos que podem ser considerados de risco (crianças com idades abaixo de um ano, adolescentes, idosos e gestantes).
A importância da vacinação (em todas as fases)
Existem muitas razões para a queda da cobertura vacinal, tanto no Brasil quanto em outros países, mas diante desta realidade, o que podemos fazer é divulgar informação sobre a importância da vacinação, e torcer para que isso incentive a população a conferir se está com seu calendário vacinal em dia.
Quem não se vacina, não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato. Além disso, contribui para a circulação e proliferação de doenças.
Recomendados pelo LinkedIn
Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos - como coqueluche, sarampo, poliomielite, rubéola. Caso as pessoas parem de se vacinar, elas podem rapidamente retornar.
A vacinação também é algo que deve fazer parte de todas as fases da vida. Além de levar as crianças para serem vacinadas, é fundamental ficar atento para quais você, enquanto adulto, deve tomar. O Ministério da Saúde tem um calendário de vacinação específico para todas as idades.
Semana da Imunização
Em seu início três anos atrás, a Semana da Imunização trouxe especialistas de várias regiões do país para falar sobre os desafios atuais das campanhas de vacinação. Neste ano, retornamos com quatro episódios inéditos do #LadoaLadoCast - podcast do Instituto Lado a Lado pela Vida - com minha moderação e convidados especiais, que falam dos seguintes temas:
Nas redes sociais do Instituto Lado a Lado pela Vida , estamos publicando diversos conteúdos sobre a temática. Para quem tiver interesse em saber mais sobre a Semana da Imunização, basta acessar: https://bit.ly/4bJmA8I
Conselheiro de Empresas | Co-Fundador | Sócio Responsável pelas áreas de Serviços, Filiais, Canais e Parcerias
2 dExcelente ponto de vistaMarlene! Obrigado por compartilhar!
+9,360 followers worldwide. IQVIA Global Medical Director ARIDV (Allergy, Respiratory, Infectious Diseases and Vaccines)- Independent Vaccine Expert Consultant - Career Mentor- Vaccines Beat Co Chief Editor
7 mParabéns. Muito bom artigo!
Marketing Tech for Health, Gestão de Projetos, Embaixadora ESG e Empreendedora Criativa
7 mNão podemos mesmo Marlene Oliveira fico estarrecida cada vez que vejo uma notícia sobre baixo engajamento na vacinação, especialmente infantil.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼