Por que não podemos parar a conversa sobre imunização

Por que não podemos parar a conversa sobre imunização

Você sabe o que é imunização? É o processo pelo qual uma pessoa se torna resistente a uma doença - como, por exemplo, por meio da vacinação. As vacinas estimulam o sistema imunológico do organismo a proteger a pessoa contra infecções ou doenças.

Ou seja, a imunização previne a doença, a incapacidade e até a morte por doenças evitáveis por meio da vacinação. No entanto, o Brasil vive um momento de baixa cobertura vacinal. Em 2021, em um cenário ainda pandêmico, criamos a Semana da Imunização no Instituto Lado a Lado pela Vida , buscando informar e conscientizar sobre a importância da população manter as vacinas em dia. 

Muitas doenças graves haviam ficado no passado, e estão voltando em função das baixas coberturas vacinais. A conversa em torno da importância da imunização não pode morrer - precisamos sempre relembrar que o Sistema Único de Saúde disponibiliza gratuitamente uma ampla gama de vacinas, incluindo as cruciais para pacientes de grupos especiais (oncológicos, cardíacos e com doenças crônicas) e de grupos que podem ser considerados de risco (crianças com idades abaixo de um ano, adolescentes, idosos e gestantes). 

A importância da vacinação (em todas as fases)

Existem muitas razões para a queda da cobertura vacinal, tanto no Brasil quanto em outros países, mas diante desta realidade, o que podemos fazer é divulgar informação sobre a importância da vacinação, e torcer para que isso incentive a população a conferir se está com seu calendário vacinal em dia.

Quem não se vacina, não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato. Além disso, contribui para a circulação e proliferação de doenças.

Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos - como coqueluche, sarampo, poliomielite, rubéola. Caso as pessoas parem de se vacinar, elas podem rapidamente retornar.  

A vacinação também é algo que deve fazer parte de todas as fases da vida. Além de levar as crianças para serem vacinadas, é fundamental ficar atento para quais você, enquanto adulto, deve tomar. O Ministério da Saúde tem um calendário de vacinação específico para todas as idades.  

Semana da Imunização

Em seu início três anos atrás, a Semana da Imunização trouxe especialistas de várias regiões do país para falar sobre os desafios atuais das campanhas de vacinação. Neste ano, retornamos com quatro episódios inéditos do #LadoaLadoCast - podcast do Instituto Lado a Lado pela Vida - com minha moderação e convidados especiais, que falam dos seguintes temas:

  • Atualizações sobre a vacina contra o HPV
  • Vacina contra a Covid e efeitos adversos: O que é real?
  • Meningite B, Sarampo e Coqueluche
  • Dengue e o aumento de casos no país

Nas redes sociais do Instituto Lado a Lado pela Vida , estamos publicando diversos conteúdos sobre a temática. Para quem tiver interesse em saber mais sobre a Semana da Imunização, basta acessar: https://bit.ly/4bJmA8I

Fábio Rogério

Conselheiro de Empresas | Co-Fundador | Sócio Responsável pelas áreas de Serviços, Filiais, Canais e Parcerias

2 d

Excelente ponto de vistaMarlene! Obrigado por compartilhar!

Javier Casellas MD PID PhD

+9,360 followers worldwide. IQVIA Global Medical Director ARIDV (Allergy, Respiratory, Infectious Diseases and Vaccines)- Independent Vaccine Expert Consultant - Career Mentor- Vaccines Beat Co Chief Editor

7 m

Parabéns. Muito bom artigo!

Luciana S Oliveira Vicente

Marketing Tech for Health, Gestão de Projetos, Embaixadora ESG e Empreendedora Criativa

7 m

Não podemos mesmo Marlene Oliveira fico estarrecida cada vez que vejo uma notícia sobre baixo engajamento na vacinação, especialmente infantil.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marlene Oliveira

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos