Por que não sou chamado para entrevistas de emprego ?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Tem procurado emprego sem sucesso ? Faz tudo o que está ao seu alcance, manda currículos, fala com pessoas, pede indicação de vagas, tudo como manda o figurino, porém nada acontece ?

Você vê uma vaga, acredita ser a pessoa perfeita e se candidata. Passa os dias na maior ansiedade por um contato, checa seu email e telefone constantemente, uma rotina que se repete infinitamente e nada.

Existem fatores que são adversos à nossa vontade e fogem ao nosso controle, como a economia do país por exemplo. Porém a pergunta nem um pouco original, diga-se de passagem, mas que é o divisor das águas e tem que ser feita: Como anda seu curriculum ?

Eu sei que parece tão óbvio que nem mereceria um artigo sobre isso, mas o fato é que um curriculum bem elaborado ainda é e sempre será o fator decisivo para você participar de um processo seletivo.

Escuto frequentemente dos meus assessorados: "Por que não sou chamado para entrevistas ? Tenho uma boa experiência, alcancei resultados e tive realizações satisfatórias nas empresas que passei, por quê mesmo assim ninguém me chama para uma entrevista ?" A primeira coisa que digo quando escuto isso é : O seu curriculum mostra o que acabou de me falar para todos ou só você sabe disso ?

É um curriculum que traduz sua experiência de forma efetiva e chama a atenção dos recrutadores destacando-se das centenas de outros recebidos ?

Como esse assunto, embora antigo mantém-se sempre atual devido à sua relevância e dificuldade que as pessoas tem em se recolocarem, acho que vale a pena uma análise prática:

👉 Seu curriculum é muito sucinto, “enxuto” demais ? Fala pouco das suas experiências, de suas atividades realizadas em cada empresa ?

👉 Tem foco ? Não importa o quão desesperado você esteja, colocar no objetivo várias opções de cargos que você poderia ocupar, não vai te ajudar naquela vaga específica que você está concorrendo.

👉 Está personalizado para a vaga que lhe interessa ? Ou você manda o mesmo currículo para toda e qualquer candidatura que faz ?

👉 É "poluído" demais ? Cheio de tabelas, quadros, cores ? Forte candidato para a lixeira, pela falta de objetividade. Lembra o que eu sempre digo ? O recrutador é um operário que precisa de produtividade e realmente não dá para perder tempo decifrando um currículo que é um mapa do tesouro com mais desenhos do que informações.

👉 Erros de português, erros de concordância, referir-se a si mesmo na terceira pessoa ou no plural definitivamente é uma reprovação garantida.

👉 Tem certeza absoluta que consta todos os seus dados de contato e estão atualizados ? Parece elementar mas é impressionante o número de currículos sem os dados ou completamente desatualizados. Pode ter certeza se não estiver tudo bonitinho ali ninguém vai se esforçar para encontrá-lo.

👉 A triagem de currículos hoje em dia é feita na maior parte das empresas por um sistema eletrônico, robôs que selecionam o material baseados em palavras chaves relevantes para a vaga aberta. O seu curriculum é personalizado com as palavras chaves cada vez que concorre à uma vaga ?

👉 Você é super qualificado para a posição ? Novamente, cuidado com seu desespero, se a vaga é nível júnior e sua experiência é de um sênior, não perca tempo. A empresa tem razões para abrir uma vaga com um determinado perfil, orçamento para pagar o profissional é uma delas, portanto não adianta forçar a barra.

👉 Seu currículo é enorme ? Cheio de informações desnecessárias (tipo onde você estudou no ensino médio por exemplo) ?

👉 Qual sua localidade ? Em muitas vagas simplesmente a empresa não aceita profissionais de outra região (não importa se você tem disponibilidade para mudar-se). Se foi terminantemente explicitado no anúncio a exclusividade com relação a localidade, lamento mas você não será chamado.

👉 Pretensão salarial. Se foi solicitado pode ser que o valor que você pediu não é o que a empresa pode ou quer pagar.

👉 Você realmente é a pessoa certa para a vaga ? Não porque acha que é mas porque as suas experiências e habilidades estão em afinidade com o descritivo do anúncio ?

👉 E por fim tão importante como o currículo é o seu Linkedin. Está adequado ? Tem as informações alinhadas com seu currículo e reflete quem é você profissionalmente ?

Sabemos que não é fácil recolocar-se e não existe fórmula mágica para dar, mas quanto melhor estiver seu currículo, maiores serão suas chances de ser chamado para uma entrevista, mesmo que a economia não esteja das melhores.

Depois de ler o artigo como avalia sua busca por emprego ? Compartilhe aqui com a gente ! =)

Fabio Scortecci

Gerente Geral | Gerente da Manufatura | Gerente Industrial | Gerente da Planta | Melhoria Contínua

4 a

Olá Beatriz, muito bom seu comentário ! Fiz uma avaliação e meu currículo está totalmente de acordo com suas dicas, entretanto personalizar currículo para a vaga, no meu entender é medir o grau de aderência para a solicitação. Sempre faço uma análise e procuro ver se me enquadro em pelo menos 60% ou mais do que é requerido, mas não é tão simples.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos