Por que o ERP não dá a informação sobre produtividade que tanto preciso ?

Por que o ERP não dá a informação sobre produtividade que tanto preciso ?

Embora a maior parte das pessoas faça confusão sobre quais informações o ERP deve nos fornecer, existe um grupo de profissionais de TI que entende bem as limitações da ferramenta, e ainda assim teimam que é possível extrair tais informações  do ERP... Aí começa a colcha de retalhos que algumas empresas constroem ao longo dos anos.....(Você conhece alguma?)

Quando entendemos bem a utilização do ERP, observamos que ele está na camada de PLANEJAMENTO, agrupando informações para gestão de suprimentos, estoque, compras, financeiro, custos e gerando as informações gerenciais.

...Imaginemos em termos práticos, o ERP recebe o pedido de venda, olha para a engenharia/receita do produto, solicita os materiais para suprimentos, gera pedido de compras, calcula qual o tempo levará para produzir as quantidades solicitadas e gerará informação após a produção de quantos itens foram produzidos, perdas e custos envolvidos.

Mas o que ocorreu durante o processo produtivo..."...A Injetora do setor 2 parou umas 3 vezes hoje no turno da manhã, mas não tem nada, ela voltou...". Quantas paradas não são identificadas e nem mesmo temos a ciência de que elas existiram !

Então como controlar a Execução no chão de fábrica em tempo real ?

Entra em cena o sistema MES (Manufacturing Execution System). O MES é o responsável pelo controle da execução no chão de fábrica. Esses sistemas geram informações precisas e em tempo real que promovem a otimização de todas as etapas da produção desde a emissão de uma ordem até o embarque dos produtos acabados.

Como principais informações coletadas, temos:

  • Informações on-line de cada operação da ordem/lote, como: quantidade produzida e refugada, horas trabalhadas e improdutivas, performance, produtividade, índice de refugo, operadores, máquinas, turnos, etc;
  • Histórico de todos os eventos de produção;
  • Quantidade prevista x produzida;
  • Status de Ordens/Lotes (em produção, baixada, etc.);
  • Monitoramento do work in process (WIP) em qualquer fase do processo;
  • Relatórios de produção por produto, ordem, máquina, turno, etc.

Desta forma podemos afirmar que nenhum ERP proverá as informações de execução de chão de fábrica, apenas o MES tem está capacidade, atuando como uma solução complementar ao ERP, podendo ou não ser integrado ao Sistema de Gestão.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Patricia Pereira

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos