Por que o networking é importante

Por que o networking é importante

Uma grande parcela dos advogados, quando ouve a palavra "networking", pensa que tem a ver com fazer marketing. Por isso, pensa que não é uma atividade para eles ou que estão muito ocupados para isso ou, ainda, não acreditam que seja algo tão importante assim, já que não conseguem enxergar os seus resultados imediatos.

E esse pensamento não podia ser diferente. Afinal, a exemplo de outros temas não técnicos relacionados à advocacia, ele também não é objeto de qualquer disciplina nas faculdades de Direito e tampouco é enfatizado ou mesmo mencionado nos anos de estágios.

Assim, quando o estudante de Direito deixa a universidade e entra no primeiro emprego ele se preocupa apenas em trabalhar. Acredita que a sua prioridade número 1 é fazer um excelente trabalho e que dessa forma, crescerá na carreira. Passa horas no emprego, sem tempo para almoçar, fazer exercícios, ver os amigos mais próximos ou dedicar-se ao lazer. Com isso, os anos vão passando e cada vez mais ele se distancia dos amigos e dos colegas, com o agravante de também não desenvolver novas amizades e verdadeiras relações profissionais, ainda que venha a participar de eventos jurídicos ou faça uma pós-graduação.

Não é raro escutar de meus clientes, advogados mais experientes, a frase “um dos maiores erros da vida foi não cultivar os relacionamentos desde os tempos de ginásio e Faculdade e não dedicar tempo para criar novas amizades”.

Com efeito, para além do custo que isso tem para a vida pessoal do advogado essa postura não se mostra uma boa estratégia profissional de médio e longo prazos. Criar e cultivar uma rede de contatos contribui para o crescimento do advogado de várias maneiras importantes que muitas vezes não são claramente percebidas por eles. Vejamos:

1.   Networking pode ajudá-lo a encontrar um novo emprego: Colegas, amigos, conhecidos são fontes de referência e também de recomendação. É sabido que a maior parte dos empregos são obtidos mediante recomendação, já que os escritórios de advocacia e departamentos jurídicos preferem contratar advogados indicados por seus associados ou colaboradores. E também tem o fato que quando você é recomendado por um amigo, colega ou conhecido o seu currículo tende a ir para o topo da pilha.

2.   Networking pode ajudá-lo a contratar mais eficazmente: Se você estiver contratando, a sua rede de contatos e as de sua equipe podem agilizar ou acelerar a contratação de novos advogados. Afinal, pressupõe-se que os candidatos recomendados têm os atributos e as experiências necessários para a função e que compartilham os valores e cultura do escritório ou empresa, facilitando a sua adaptação e permanência a longo prazo.

3.   Networking pode ajudá-lo a conquistar e cultivar clientes: Se você é um advogado ou sócio de um escritório de advocacia quanto mais pessoas você conhecer maior o grupo de potenciais clientes. Manter-se em contato com velhos amigos, colegas e amigos de colegas,  bem como envolver-se em grupos, associações ou participar de eventos jurídicos contribui bastante no desenvolvimento de relacionamentos de negócios e na expansão de sua rede de contatos.

4.   Networking pode ajudá-lo a se manter empregado ou ser promovido em seu local de trabalho: Sem ter desenvolvido uma rede de relacionamento forte dentro do escritório de advocacia ou de uma empresa dificilmente você se manterá no emprego por muitos anos ou crescerá profissionalmente. Na grande parte das vezes o advogado não é demitido apenas por razões de performance, mas sim por não ter criado uma rede de contatos que o ajudasse a entender melhor a cultura e o ambiente organizacional, fornecesse dicas para evitar determinadas pessoas ou condutas ou, ainda, falasse bem dele.

5.   Networking pode ajudá-lo a encontrar um parceiro de negócios: Se você está buscando um parceiro para os seus negócios ou para o seu escritório, a criação ou fortalecimento da rede de relações profissionais permitirá que você entre em contato e conheça uma gama de colegas de áreas jurídicas semelhantes ou complementares ao seu negócio.

6.   Networking pode ajudá-lo a encontrar colegas para troca de ideias e de conhecimentos: O advogado terá acesso a informações que de outra forma poderia não ter, tais quais, acontecimentos no mercado legal, novidades jurídicas, oportunidades de negócios. Poderá, ainda, obter novas perspectivas sobre algum assunto legal ou mesmo aprender algo novo.

7.   Networking pode ajudá-lo a se posicionar e fortalecer a sua marca: Ao fazer networking o advogado estará se mostrando para seus contatos atuais e novos, os quais passarão a ter conhecimento de suas competências, experiências e habilidades. Simultaneamente, ele também estará construindo e fortalecendo a sua marca, a forma como deseja ser visto pelo mercado jurídico e como melhor posicionar-se para se tornar uma referência em sua área de atuação.

Como se vê networking vai muito além do que a tradicional fonte para encontrar um emprego e pode ser o diferencial para que você alcance ainda mais sucesso em sua carreira.

Então vale a pena você começar a pensar na criação e fortalecimento de sua rede de contatos?

Nos próximos artigos falarei de como: (i) mapear sua atual rede de contatos e explorá-la a seu favor; (ii) desenvolver e ampliar a sua rede de contatos, com destaque para as redes sociais; e (iii) como lidar com os medos, crenças e dificuldades na hora de fazer networking.

Boa leitura!


Paola Camargo Lima

Mediadora avançada certificada pelo ICFML | Advogada

7 a

Ana Lúcia , gostei muito do artigo e compartilhei na rede. Abs

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ana Lúcia Barros

  • LIVE - DO QUE VOCÊ ABRIU MÃO PARA CHEGAR ATÉ AQUI?

    LIVE - DO QUE VOCÊ ABRIU MÃO PARA CHEGAR ATÉ AQUI?

    Em nossa live vamos falar de Carreira, CoronaCrise e Oportunidades. "Do que você abriu mão para chegar até aqui?" O que…

  • Do que você abriu mão no último ano para se tornar quem você é hoje?

    Do que você abriu mão no último ano para se tornar quem você é hoje?

    No final do ano passado subindo a escadaria do metrô Sé deparei-me com a instalação “O incerto lugar do desejo”. E…

    4 comentários
  • Workshop - A arte de escutar e dialogar

    Workshop - A arte de escutar e dialogar

    A palavra comunicação vem de “Communis”, que significa dividir. Um bom comunicador tem como propósito compartilhar algo…

    2 comentários
  • Evento CONPEDI - Unisinos - PA/RS

    Evento CONPEDI - Unisinos - PA/RS

    Eu acredito que uma das principais alternativas para que evoluções pessoais, profissionais e espirituais ocorram em…

  • VOCÊ TEM O SEU CONSELHO CONSULTIVO?

    VOCÊ TEM O SEU CONSELHO CONSULTIVO?

    Se você se preocupa com o desenvolvimento de sua carreira e o cuidado com a sua imagem no mercado jurídico acredito que…

    2 comentários
  • COMO DESENVOLVER A CRIATIVIDADE NA ADVOCACIA

    COMO DESENVOLVER A CRIATIVIDADE NA ADVOCACIA

    Você, advogado, já parou para refletir o quanto o pensamento criativo é fundamental em sua vida? É ele que nos traz…

    2 comentários
  • Perennials

    Perennials

    Está chegando ao fim a nossa série de vídeos sobre mulheres advogadas. Neste último vídeo falamos das Perennials.

    1 comentário
  • Comunicação: Uma Peça-Chave para a Liderança do Advogado

    Comunicação: Uma Peça-Chave para a Liderança do Advogado

    “Liderança não é o que você faz, mas como você transmite. Não é o que você fez, mas o efeito que repercutiu no outro.

    1 comentário
  • COACHING EM GRUPO PARA CONQUISTA E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NA ADVOCACIA

    COACHING EM GRUPO PARA CONQUISTA E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NA ADVOCACIA

    Se você advogado está precisando: Atrair os clientes que gostaria de ter. Resgatar o seu sentido de propósito e paixão…

  • Para que serve o Coaching Jurídico?

    Para que serve o Coaching Jurídico?

    Percebemos que o nosso público ainda tem muitas dúvidas sobre o Coaching Jurídico, para que ele serve, quais são os…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos