Por que o QR Code abre um "novo mundo" ao livro impresso?
Sim, o QR Code dá um poder enorme ao livro impresso pois abre uma janela no mundo digital, onde podemos carregar conteúdos adicionais, exclusivos e até variável a um produto que antes era “off line”!
Eu já venho defendendo o QR Code há muito tempo e já publiquei um artigo o ano passado (QR Code : Um diferencial efetivo nos materiais impressos – 12/08/16), mas agora com o Livro “América do Sul Sobre Rodas” do Max Fercondini e Amanda Richter, conseguimos na Novo Conceito colocar em prática tudo que acreditamos.
Neste livro, um projeto da Maquinaria Studio, o leitor consegue ter acesso através dos QR Codes a todos os episódios gravados pelos autores para a Rede Globo, além de conteúdos exclusivos como por exemplo um conteúdo do prefácio da família Klink, imagens do Motorhome que os autores fizeram a expedição de seis meses pela América do Sul, receitas e muito mais.
Acredito que o projeto deu certo, pois hoje ocupa o sexto lugar na lista dos livros mais vendido da revista Veja (lista publicada na Edição 2537- Ano 50, #27 - 5 de Julho de 2017)
Este recurso ainda é muito pouco explorado no Brasil e realmente acredito que deveríamos aumentar a utilização de forma inteligente, com conteúdo que complemente o livro.
Definitivamente o QR Code abre um mundo aos livros, consegue fazer o link entre o impresso com o digital e principalmente aumenta muito a experiência do leitor, permitindo uma utilização multi-plataforma.