Por que a obesidade no Brasil está aumentando?
Saiu nessa semana o resultado da pesquisa da VIGITEL 2019 que mostra que a obesidade no Brasil foi de 11,8% para 19,8% da população desde 2006. O sobrepeso já acomete 55,7% das pessoas. O mais intrigante é que nesse mesmo período a porcentagem de brasileiros que se exercitam foi de 30 para 38% e que comem frutas e hortaliças regularmente foi de 25- 38%. Onde está o problema então?
Nessa entrevista à rádio CBN eu Amália Lucy, endocrinologista, juntamente com Rafaela Maia nutricionista comentamos sobre o assunto. Falamos um pouco sobre jejum intermitente, whey protein, obesidade na terceira idade e na infância. Não deixe de ouvir e compartilhar com todos:
Além de 150 minutos de exercício por semana (divididos em pelo menos 30 minutos 5x por semana), consumo de 5 porções de hortaliças e frutas, é preciso cuidar do sono, reduzir o estresse e fugir de disruptores endócrinos- substâncias que afetam negativamente o metabolismo (ouça a reportagem) como agrotóxicos, poluição, BPA, metais pesados.
A obesidade na infância já é um problema mais grave que a desnutrição e estima-se que em 2022 haverá mais crianças obesas do que desnutridas no mundo! A obesidade infantil foi de menos de 1% para cerca de 7% das crianças brasileiras de 1975 até 2016.
A obesidade e o sobrepeso são uma pandemia e precisamos nos conscientizar e nos cuidar!!! Mais do que fórmulas milagrosas para emagrecer é preciso mudar o hábito de vida. Somos o resultado do que fazemos continuamente! Pense nisso!