Por que os empreendedores desistem?

Por que os empreendedores desistem?

Conheça as razões que fazem o sonho do empreendedorismo muitas vezes ir por água abaixo!

Ao se falar em empreendedorismo, as primeiras ideias que passam pela cabeça são as inúmeras e tentadoras vantagens de ser ter o próprio negócio. (Dica: apesar de ser muito bom... não se iluda! A caminhada é árdua!)

Mas, como em qualquer ofício, empreender também tem as suas farpas e nem todos os profissionais estão preparados para lidar com elas sem perder a cabeça, o que faz com que muitos desistam e acabem transformando o sonho de investir em um grande pesadelo.

Por que os empreendedores pensam em desistir?

O grupo de fatores que leva uma pessoa a desistir de seus projetos é extenso e passa desde o medo e insegurança; natural de todo investimento; até a ansiedade, falta de persistência, erros de administração e falta de paciência para esperar que os resultados cheguem.

O conformismo

Quando o conformismo se instala na mente de quem deseja investir, o primeiro passo para o fracasso está dado. Ser proativo e tomar atitudes deve ser a espinha dorsal de todo e qualquer empreendedor.

O mundo dos negócios é efêmero, multi-tela e multi-faceta, novidades são perecíveis e surpresas tornam-se ultrapassadas na velocidade da luz. Inovações são buscadas por todos e em todo momento, por isso, se acomodar é assinar a sentença de uma série de decadências em seu projeto.

É comum que isso ocorra em tempos difíceis. Quando os resultados não são como esperados desencadeiam-se diversos outros empecilhos que tiram a motivação de quem é responsável por gerir um negócio.

Juntamente com as métricas abaixo da expectativa, chega a desmotivação, que faz com que o empreendedor entre em uma rotina de conformismo e falta de ação. E é aí que se encontra o grande tiro no pé: acomodar-se aos erros ao invés de transformá-los em experiência e soluções futuras.

O papel do empreendedor em tempos difíceis

Engavetar sonhos, enraizar frustrações e remoer o passado transformam liderança em inflexibilidade. E não há empresa, nem colaboradores, que resistam a um gestor com cabeça fechada para novas experiências.

A motivação e o impulso que a equipe precisa para fazer um bom trabalho é espelho do engajamento mostrado por um chefe seguro, que contorna os desafios, corre riscos e luta em prol de seus objetivos, das ideias e ideais em que acredita.

Há quem diga que quem fracassa não é o negócio, e sim o empreendedor. E o conjunto de falhas que faz com que isso aconteça, apesar de ser bem conhecido por quem deseja abrir uma empresa, é muito pouco levado em consideração.

planejamento é um dos tripés que sustentam um bom investidor, é do conhecimento de todos os profissionais da área a necessidade de enxergar a longo prazo e pensar as estratégias e soluções sem desconsiderar os fatores futuros.

Um bom empreendedor é sinônimo também do bom gerenciamento do setor financeiro, não conseguir controlar o dinheiro da empresa e confundi-lo com sua renda pessoal é um erro primário e muito, muito comum. Saiba diferenciar CPF de CNPJ, contas de negócios devem ser separadas de suas despesas pessoais.

São inúmeras as dicas para que os negócios fluam, mas a verdade é que não existe uma fórmula mágica e certeira para que isso ocorra.

Mesmo com todos esses resguardos e trilhando o caminho com todos os passos certos, há empreendedores que não aguentam a pressão e insegurança do mundo dos negócios e pensam em desistir, principalmente nos primeiros anos da empresa.

Mas, apesar de dar de cara com a incerteza em vários aspectos, essa profissão pode ser surpreendente e muito recompensadora, por isso, antes de jogar seu sonho para o alto experimente rever alguns conceitos:

Repense atitudes 

O mundo do empreendedorismo não é lugar para agir por impulso. Pare, pense, repense.

Nenhuma decisão deve ser tomada sem antes ser estudada. Avalie as possibilidades com calma, analise prós e contras para chegar à raiz do problema e a partir daí tentar achar a solução.

É difícil ter paciência em momentos incertos, mas ela será a sua ferramenta chave para tomar decisões certeiras das quais não irá se arrepender. Encontrou onde errou?

Então estude maneiras de reverter o que deu errado, trabalhe com hipóteses e aja com segurança em busca de mudanças.

Abra a cabeça para o novo

Pensar, estudar e analisar todos os fatores internos e externos é o começo de tudo, o pontapé inicial. Mas, de nada adianta se o próximo passo não for regado de atitudes e pró-atividade.

Chegou a hora de agir. Busque inovar!

Comece com pequenas mudanças em seu dia a dia e nas atitudes que te atrasaram no passado. Transforme também a rotina da sua empresa em um local mais leve e descontraído: funcionários felizes rendem mais e ajudam a alavancar a instituição.

Invista no ambiente de trabalho

Parece óbvio, mas muitos empreendedores investem fora e esquecem de melhorar as condições internas de trabalho.

Colaboradores são mais produtivos quando estão confortáveis em seu ambiente profissional. O retorno desse investimento vai impactar positivamente os seus negócios.

É mais fácil conseguir o apoio e engajamento de quem se sente bem em trabalhar com você.

Considere trocar o mercado de atuação

Você pode ter feito tudo certo, ter tino para os negócios, ser bem articulado e ter um bom ciclo de relacionamento, mas às vezes o mercado escolhido não estava à seu favor.

Permita-se trocar de ideias e considerar investir em outro segmento. A possibilidade de migrar de ramo pode ser a chance de se sair bem como empreendedor.

Começar do zero, recomeçar e tentar mais uma vez são realmente atitudes desafiadoras, mas trazem surpresas e realizações incríveis.

Pense que você já está a um passo a frente dos seus concorrentes e aproveite para usar todas as experiências adquiridas para ter uma carreira brilhante daqui pra frente.

É impossível empreender sem encontrar desafios pela carreira, então que tal começar a ver os imprevistos com outros olhos? Amar as imprevisibilidades do empreendedorismo é essencial para alcançar o sucesso.

E não há nada mais gratificante do que saber contornar as dificuldades e revertê-las ao seu favor. Use cada degrau como trampolim para subir. Lembre-se que quanto maior o desafio, maior a recompensa.

E, se mesmo assim, há algo que lhe incomode e te faça pensar em desistir, por que não venha conversar com a FriendsLab? Será um prazer ajudá-lo na (re)estruturação do seu negócio!

Barbara Andrade

CFO | Board Member | Mentor

7 a

Muito bom!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Matheus Santos

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos