Por que tantas marcas trocam as suas agências por consultorias?

Por que tantas marcas trocam as suas agências por consultorias?

Se as agências estão mesmo em baixa, por que então tantas consultorias têm adquirido agências e contratado seus profissionais?

Porque, como pede um bom trabalho de branding, a criatividade dos publicitários pode ser valiosíssima se for aplicada a todos os processos, produtos e serviços do cliente, e não somente à criação de campanhas.

Como discuti em outro lugar, a publicidade faz design thinking antes mesmo dessa expressão existir, mas, em muitas agências, o seu pensamento criativo se limita a um menu de serviços típico, que todas elas oferecem de modo mais ou menos igual.

Não me admira que os anunciantes pressionem por preços cada vez menores nas concorrências e que várias agências aceitem isso. Elas não têm outra saída para continuar girando o seu negócio, já que suas concorrentes topam oferecer serviços semelhantes por valores menores.

Entre as agências digitais, mesmo aquelas que trabalham com as novidades do momento, a situação não é tão diferente. Recentemente, acompanhei um caso extremo: uma agência especializada em performance e inbound que vende seus serviços como se estivesse no ramo do pão quente, sem questionar coisa alguma sobre o pedido e a operação do cliente. 

Tradicionalmente, as consultorias têm outro mindset. O foco delas não é tirar pedido, mas ir fundo no diagnóstico, esmiuçando todos os processos da empresa se necessário. Assim, elas buscam recomendar uma solução que realmente dê resultado. Se o produto não é bom, por exemplo, não vão propor uma campanha publicitária antes de orientar o cliente em seu dever de casa.

E agora, o que faltava às consultorias, elas estão comprando junto às agências: profissionais e times mais criativos.

Claudia Borges

Head of IT | Diretora de TI | IT Executive | Inovação | Governança | Gestão de Riscos - Novos Negócios

5 a

Vale a leitura!

Ana Paula Godoi Medrado

Publicitária | Social Media no Voz das Comunidades | MBA em Data Science e Analytics na USP

5 a

Concordo com seu ponto de vista. Não adianta fazer uma campanha incrível se o atendimento é ruim, se os processos não são claros e pensados no cliente. São infinitas as possibilidades que publicitários e criativos podem oferecer para empresas nesse e em outros aspectos.

Rodrigo Almeida

Locutor Publicitário Especializado em programas de TV, Campanhas de Branding e Marketing Digital

5 a

Muito bom, professor! 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos