Por que tem celebridade pagando milhões em imagens de macacos?
NFT. Nos últimos meses, você com certeza viu várias notícias e pessoas falando sobre essas 3 letrinhas e, talvez, você até tenha feito de entendido, mas continua sem saber muito bem o que é um NFT (non-fungible token). Hoje, você vai sair daqui com PhD nisso, literalmente.
Vamos lá... O que são essas coisas?
Antes de mais nada, é preciso entender o que quer dizer “não-fungível”. Basicamente, é algo único, que não pode ser substituído por outra coisa. Um bom exemplo disso são as obras de arte — quantos quadros do Picasso valem uma Mona Lisa? Não existe essa relação, são obras únicas, distintas e insubstituíveis.
Já a palavra “token”, em inglês, significa ficha ou símbolo. Mas, quando estamos estamos no universo dos NFTs, trata-se da representação digital de um ativo.
Assim, ao adquirir um NFT, você está comprando um código de computador que contém o registro do objeto — que comprova que você é o proprietário do NFT.
Com isso em mente, pense que os tokens não-fungíveis nada mais são do que certificados digitais de autenticidade referentes a algum ativo digital — como o macaquinho do Neymar. Essa comprovação do proprietário de um NFT se dá através de dados armazenados em uma blockchain.
Imagine a blockchain como um livro que qualquer um pode ter acesso, em que está escrito quem é o dono de cada ativo — no caso, o NFT —, quem o vendeu e por quando foi vendido. Só pra simplificar: a blockchain é um "cartório" do mundo virtual.
Recomendados pelo LinkedIn
Essas informações são criptografadas, ou seja, são escritas de uma forma que humanos não conseguem ler nem entender, o que garante a autenticidade e escassez dos NFTs.
A maioria dos NFTs faz parte do blockchain Ethereum — o segundo maior do mundo. Ethereum é uma criptomoeda, assim como o Bitcoin, mas sua blockchain (ou seu “livro”) também suporta os NFTs — que, ao contrário das criptomoedas, não são fungíveis.
Curiosidade
Um NFT não precisa ser uma imagem. Pode ser um áudio, vídeo, meme ou qualquer outra coisa digital — como o primeiro tweet de Jack Dorsey, fundador do Twitter, que foi vendido pelo empresário por US$ 3 milhões como um NFT.