Por que uma empresa deve (ou deveria) aderir a ações afirmativas?
RESPOSTA: Quantidade e qualidade. Quantidade, que no caso do Brasil significa 56% da população que se autodeclara preta ou parda. Qualidade, porque mesmo sendo maioria, ainda é a população quem têm MENOS acesso a uma boa formação básica, técnica e quiçá, universitária...
Me diga quantos pretos haviam na sua sala da facul e te direi o nome de onde você estudava, porque faculdade cara meu bem: só com bolsa. E não pára por aí, somos sub-representados nos cargos de decisões no governo, minoria das lideranças nas empresas, nos meios de comunicação, apresentamos os piores índices de qualidade de vida, altas taxas de pobreza.
Por isso deixo o questionamento e observação: porque o Brasil, com pouco mais da metade de sua população sendo negra, é também um país onde essa mesma população é coadjuvante?
Se eu disser que o racismo TAMBÉM tem culpa nisso, você continuaria a ler o texto? Pois é, o racismo é um plus indesejável e vem de brinde para quem além de nascer pobre, é preto. Ainda mais em uma sociedade que valoriza o padrão euro e demoniza o afro de muitas formas. Tipo aquele seu tio que não gosta muito de preto, mas tem até ‘colegas” que são ou sua prima mais clarinha que alisa o cabelo crespo desde os 15 anos porque disseram que ela ficaria mais “apresentável” para arrumar emprego… Alô, alô síndrome do impostor! Quanto mais branco, mais aceito!
Agora para aumentar a quantidade com qualidade (e no caso de uma empresa que obviamente precisa e quer moldar jovens profissionais para cargos de liderança), ações afirmativas como as da Magalu ainda são um paliativo necessário. Sim, um paliativo. Porque o problema é gigante e complexo; e eu já falei o nome.
Para mais informações além da nossa bolha social (sugiro também visitar): https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf
No próximo post indicarei ações afirmativas e instituições exemplo que ajudam a diminuir essa diferença, até lá :)
#consciencianegra #consciêncianegra #blacklives