Por que você não começa?
Acordar mais cedo, ler mais, aprender uma língua nova, um instrumento, comer melhor: muitos são nossos desejos para nos sentirmos pessoas melhores, sentir que estamos amadurecendo e não apenas existindo - ou apodrecendo, esperando a morte chegar.
É natural do ser humano esses desejos, mas poucos conseguem atingir suas metas, até porque nunca começam.
E eu te entendo, demais. Não to vindo aqui dar uma de coach de hiper produtividade sobrehumana, isso vc acha por aí.
Só quero perguntar duas coisas: por que você quer fazer isso? E quão importante isso é pra você?
Desde que saí da faculdade, em 2018, fiquei 2 anos trabalhando como freelancer e como personal tester - sim, eu criei isso agora.
Testei acordar cedo (gostei), ver lives a noite (não gostei), desafios de exercício físico (gostei, mas aprendi a respeitar meus limites) e até coreano comecei (e depois de 1 ano testando como estudar sozinha, já estou a 2 meses estudando diariamente).
E dos desafios que desisti ou fui inconsistente eu percebi uma coisa: eu colocava metas de longo prazo e queria fazer em 1 mês. Óbvio que não rolava e desistia.
E é isso tudo que vejo muito gente fazendo! Por isso minhas dicas são:
• comece do começo, faça testes do que funciona para você e se mantenha aberto a erros e ajustes;
• use o método do AA: só por hoje, eu vou fazer isso;
• se compare somente consigo: todo processo de aprendizagem é extenso e infinito - sempre dá pra ser melhor - então busque ser melhor que semana passada, mês passado, mantenha um registro, um diário de evolução e consistência e, quando bater o desânimo, dá uma olhada como já melhorou!
• por fim, faça por você: ninguém te obriga a ser magra, mas é importante ter saúde; ninguém te obriga a tocar piano, mas estimula novas conexões neurais que auxiliam num pensamento rápido; ninguém te obriga a acordar às 5h, mas é uma delícia acordar com o silêncio da rua e com tempo pra fazer um bom café da manhã e ler um livro ☕☺️
Vou estar trazendo mais dicas como essa por aqui e espero que você comece hoje a ser um pouquinho mais do que você quer ser (e sem se importar com os outros!)