Por que você não precisa de um consultor
Muitas empresas buscam consultorias para desenvolver seus projetos, inovações e atingir bons resultados, muitas não. Diversas procuram os consultores mais renomados, outras os mais baratos. E a sua empresa, o que faz?

Por que você não precisa de um consultor

Você não precisa de um consultor para a sua empresa, porque toda informação necessária está disponível. Sim, é isso mesmo. Tudo o que você precisa saber sobre sua vida ou seus negócios está bem à sua frente e não vai ser um consultor a pessoa correta para dizer a você o que deve ou não fazer.

As empresas são abordadas por consultores todos os dias. Pessoas que vêm de fora, com sua própria formação e visão de mundo. Pessoas que não vivenciam a batida diária do seu relógio. E logo elas chegam com seus diplomas e atestados de capacidade para lhe dizer que você está errado. Você não precisa disso!

É claro que você vai brigar com sua esposa na frente dos funcionários. Ninguém tem nada a ver com isso. E também, você tem o direito de escolher seus amigos e seus parentes para trabalharem nos melhores lugares de sua empresa. Você também pode facilmente conseguir um bom lugar e um bom salário para as pessoas que conheceu na festa do último sábado. Nenhum consultor tem o direito de dizer a você que isso está errado.

Você também pode criar contratos maravilhosos para a sua empresa, empregando pessoas sem registro e pagando por fora para que elas tenham uma renda melhor. Quem precisa de previdência, afinal? O governo rouba tudo e vira seu sócio mesmo! Você tem todo o direito de descontar, pegar de volta o que trabalhou suado para conseguir.

Você também pode oferecer propina para fiscais corruptos. Se não fizer isso, seus alvarás nunca serão liberados. Sonegar impostos é necessário.

Você tem todo o direito de contratar pessoas e empresas porque votaram no mesmo candidato que você na última eleição, ou porque fazem parte do mesmo clube. Nunca vai precisar de um consultor para falar sobre eficiência. Afinal, você construiu seu negócio do zero, não é um consultorzinho quem vai lhe dizer como agir agora.

Você ainda tem o direito de misturar suas contas pessoais com o dinheiro do caixa da empresa. Quem pode dizer que não?

Ah! E sobre aquele concorrente que começou depois de você e começou a crescer e multiplicar suas empresas, passou a contratar pessoas comprometidas, buscou diversidade na equipe, resolveu pagar impostos direito e depois de alguns anos resolveu vender sua empresa por um valor dez vezes maior do que o faturamento que você está tendo? Esse aí só pode estar lavando dinheiro.

Você não precisa de um consultor para mostrar o quanto as novas gerações estão preocupadas com ética e o quanto a tecnologia está fazendo diferença no mundo. Isso é modinha e custa caro. Bom mesmo é o jeito que seu avô trabalhava. Aquele sim era um empresário de verdade.

Você não precisa mesmo de um consultor de empresa, já é safo e vai continuar assim. Se quebrar? Começa de novo, não é mesmo? Afinal foi assim que você fez das outras nove vezes.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ronaldo Moura

  • Quanto custa a saúde mental de sua empresa?

    Quanto custa a saúde mental de sua empresa?

    Fico impressionado pela forma como atribuímos mais importância a questões menores. Desde a intensa preocupação com a…

  • Chefe x Líder. Isso existe mesmo?

    Chefe x Líder. Isso existe mesmo?

    Sempre ouvi e muitas vezes compartilhei as histórias sobre ser chefe e ser líder. Há um pensamento estabelecido que diz…

  • E se te ameaçarem?

    E se te ameaçarem?

    Sim, líder. Em alguns momentos de sua carreira você lidará com pessoas perigosas, pessoas estranhas, pessoas fora de si…

    2 comentários
  • Por que o feedback ainda é um mistério?

    Por que o feedback ainda é um mistério?

    Uma parte necessária em toda formação de líderes se refere a como conferir feedback para a equipe e como recebê-lo. Mas…

  • Do que é feita a liderança?

    Do que é feita a liderança?

    Precisa ser louco para escrever um artigo como este, afinal, o tema Liderança é, talvez o que mais proporciona livros…

  • Pequenas corrupções

    Pequenas corrupções

    Hoje quero falar sobre três conversas distintas que tive com pessoas aparentemente muito diferentes, em momentos…

    1 comentário
  • Um texano, uma fronteira, diferentes visões

    Um texano, uma fronteira, diferentes visões

    Certa vez, há muitos anos, tive a oportunidade de conversar com um líder texano. Ele estava no Brasil representando um…

  • Para quê capacitar lideranças?

    Para quê capacitar lideranças?

    Tenho visto muitas empresas relutarem em capacitar seus colaboradores, não apenas para se tornarem líderes, mas para…

  • As emoções na sustentação oral

    As emoções na sustentação oral

    Era um dia de sessão como outro qualquer. À mesa se reuniam os sete membros da corte, que já tinham discutido o tema…

  • Os grandes vilões

    Os grandes vilões

    No mundo corporativo sempre é possível encontrar situações onde a lentidão, ineficiência ou a perda de um mercado…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos