Porquê resolvi voltar para a Faculdade?

Porquê resolvi voltar para a Faculdade?

Muitas pessoas me perguntam porque voltei para a faculdade aos 35 anos.

Bom, eu também não sabia até certo tempo atrás, só sabia que precisava voltar. Talvez porque quando era mais jovem, eu também não soubesse direito o que fazíamos na faculdade (além das festas). Talvez porque saí de lá com um sentimento de vazio. Talvez porque o que de fato me serviu na vida profissional foram as habilidades que adquiri para me relacionar, contornar as dificuldades e seguir, mais do que qualquer conhecimento teórico, que de verdade, já me esqueci de quase tudo.

Então eu tinha essa dívida, viver de verdade a graduação, aprender com mais profundidade algo que só ouço falar superficialmente. Eis que dia desses me deparo com um artigo do Daniel Scott, cujo título era "Por que faculdades são o caminho para o fracasso. E como evitar isso". Bom pode parecer estranho o que vou dizer, mas este artigo fez total sentido para mim!

- Mas Bruno, como você faz referência a um artigo que fala mal das faculdades e diz que nele encontrou a resposta para a sua volta a faculdade?

Bom em primeiro lugar o artigo não fala mal das faculdades, mas em resumo, sobre como as pessoas ainda acham que um diploma universitário te garante uma carreira estável. E o que me fez refletir mesmo foi o seguinte item de uma lista feita pelo Daniel para não cair nessa armadilha. Dizia: "Não corte atalhos. Se não sabe o básico, aprenda! Antes de ir para o avançado, melhore seu português, treine inglês, desenvolva raciocínio lógico. Uma casa sem fundação desmorona, e aprender o básico fortalece isso."

Foi aí que uma bomba explodiu no meu colo! Quando regressei a faculdade eu estava em busca disso, conhecimento básico, aprendido com profundidade. Era disso que eu precisava, fundamentos! E posso dizer que estou aproveitando cada minuto dessa etapa, cada descoberta, cada novo progresso (quanta coisa eu não sabia).

E tem mais, descobri que é muito legal ser um cara mais experiente no meio dos jovens! Me vejo diariamente neles, tudo que passei quando tinha 20 anos, os erros que cometi. As vezes consigo aconselhar, mas não tenho nenhuma expectativa de evitar que errem, cada um faz o seu caminho, lembrando que não devemos cortar atalhos.

Bom, tudo isso pra dizer que estou iniciando minha jornada como escritor aqui no Linkedin, espero compartilhar mais experiências como essa em breve.

Até mais!


Weslley Rocha

Analista de Licitações Sênior

5 a

Excelente reflexão e faço das suas palavras minhas palavras. Hoje aos 32 anos resolvi ingressar na faculdade. Está sendo uma experiência maravilhosa, ainda mais na área que escolhi que é Análise de Sistemas. Confesso que não é fácil mas sei que todo esforço valerá a pena. Que você continue tendo muito sucesso em sua carreira e continue esse profissional exemplar que é. Parabéns.

Jorge Jesus

Aluno na UNINTER Centro Universitário Internacional

5 a

top seu texto, eu na mesma situação retornei a faculdade aos 35 anos, estou cursando gestão de produção industrial. me arrependo de não ter terminado o meu curso de T.I. no começo da minha carreira, mas estou feliz por ter coragem de voltar a estudar, uma vez que já perdi várias oportunidades por não esta formado.

Rosemeire Molina

Analista de Operações Financeiras |Oracle |SAP |ServiceNow|

5 a

Texto perfeito Bruno, eu resolvi fazer inglês aos 45 e não me arrependo, acho que o exercício mental faz com que a mente não envelheça! Grande abraço

Camille Couto de Mello

Desenvolvedora FullStack | TechLead | UX/UI | Scrum Master | Organizadora Tech Lunch <3

5 a

Ótima dupla na faculdade, sempre levando a sério e buscando o melhor. Sua maturidade é o que faz a gente sempre ter as melhores notas.  

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Bruno Roma

  • Reflexões sobre o ensino 4.0

    Reflexões sobre o ensino 4.0

    No primeiro artigo que escrevi para o Linkedin, falei sobre o porquê resolvi voltar para a faculdade aos 35 anos. Se…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos