Porque alguns enxergam a bolsa como investimento de risco ?
Muito do que escutamos e lemos não transparece o que é um investimento em ações. O modo de se expor por alguns, afugenta os novos investidores. Quando ocorre uma catástrofe no mundo econômico, vincula-se à investimentos em bolsa, assim surgem diversas enxurradas de comentários e análises, colocando sempre em xeque quem está com aplicação neste mercado.
Os que chegaram a pouco tempo neste mercado viram que não é tão fácil este tipo de investimento pois requer conhecimento e buscas por pessoas e instituições que possam auxiliá-los.
Tivemos muitas mudanças nas faixas etárias dos investidores. Verificamos que a faixa etária que mais evolui está entre 25 e 39 anos, e a que mais retraiu foram os acima de 60 anos. Estes são fatos normais para nossos dias atuais, já que vemos uma mudança de ciclo de investidores (geração Y e Z), estes mais atirados, aguerridos e impacientes e que buscam sempre maiores rentabilidades e riscos com seus investimentos. Enquanto outros com idades de 60 (geração X) para cima, buscam mais segurança em investimentos mais tranquilos sem muita oscilação.
As bolsas proporcionam rendimentos mais rentáveis do que outros investimentos, mas tem que haver cautela, tranquilidade e conhecimento para se investir com mais segurança.
Este gráfico nos proporcionam visualizar onde se encontram os maiores investidores em bolsa, concentrando mais no Sul / Sudeste, e havendo os maiores acúmulos de renda per capta. Temos Estados ricos fora deste eixo, uma concentração de renda para evoluir nos conceitos de investimentos em bolsa.
Muitos ainda enxergam a bolsa como um produto extremamente perigoso em investir devido aos diversos comentários e análises que deixam o novo investidor retraído.
Para quem deseja conhecer melhor e se familiarizar com esse produto de investimento, indica-se a procura pessoas e instituições que possam auxiliá-los.
Economista e Colunista, Generalista e conciliador de áreas, Investimentos, Tesouraria e Financeiro, Inovação, Estrategista, Conselhos Consultivos, Governança Corporativa, Copywriter, Fusões e Aquisições, BNDES.
3 aValor Econômico InfoMoney The Economist Revista Investidor Institucional Bloomberg LP LinkedIn Local - New York LinkedIn Notícias Correio Braziliense CNBC CBN Amazônia B3 Linco. People Experts