Porque a coca cola faz marketing?
A marca de refrigerantes coca cola nasceu em 1944, como toda marca teve seus altos e baixos, após muito trabalho para fortalecer a marca e melhorar o produto ao longo do tempo ela se consagrou. Hoje ela é reconhecida mundialmente, possui uma variedade de produtos que utiliza o seu nome, ocupa a oitava posição de marca mais valiosa no mundo, é conhecida pelas ótimas campanhas de marketing e engajamento com seu consumidor. Nesse sentido, por ser uma marca conhecida mundialmente com 72 anos de existência porque investe pesado em marketing?
A resposta é simples, não basta o cliente lembrar do seu nome, a marca tem que estar presente no dia a dia, seja na disponibilidade do seu produto, seja na comunicação onde seu consumidor está, a qualquer hora em qualquer lugar. A coca cola é um ótimo exemplo porque o sucesso dela não depende só do marketing, ao lado, tem um grande processo logístico, um grande planejamento de comunicação no ponto de venda, um trabalho de design/criação de embalagem e um trabalho de marketing voltado para o crescimento da marca.
Se notarmos, ao longo dos anos o produto sempre foi o mesmo, o que mudou foi o comportamento do consumidor e a marca consequentemente foi mudando para atender esse público. Foram criados outros produtos que atendesse novas demandas, foi criado estratégias de comunicação para interagir com o consumidor que hoje está no centro de tudo e tem a comunicação a um clique de distância. E ninguém melhor que a coca cola para criar uma interação com seu consumidor, quem lembra das latinhas e garrafas personalizada com o nome das pessoas? Foi espetacular essa inovação, a comunicação e ligação que a marca criou com seu cliente foi surpreendente, quer proximidade maior que essa com seu consumidor? Eu não conheço nenhuma outra, o cliente quer o nome dele no meu produto.
Foi lançado recentemente uma embalagem da coca cola que ao puxar o rótulo ele vira um laço em volta da garrafa, simbolizando que é um presente para você, o que a marca quer com isso? São estratégias que diferenciam dos concorrentes, são pequenos momentos que marcam a vida do cliente, é isso que a coca cola se propõe a fazer. O produto continua o mesmo, ela está dizendo estou melhor do que era antes, agora sou um presente para você consumidor, isso não é incrível?
Enfim, eu poderia escrever um artigo gigante para falar do marketing e das estratégias da coca cola, o que quero deixar de reflexão é: Se a coca cola é o que é hoje e continua fazendo marketing, continua trabalhando a sua marca, continua redesenhando seus produtos e falando com as pessoas é porque ela não quer só ser lembrada, ela quer estar presente na vida dos seus consumidores, e é isso que o marketing faz. Você pode ser o melhor, você pode ser o mais conhecido ou mais lembrado, mas a sua marca tem que mudar conforme o consumidor muda, seu produto ou seu serviço tem que acompanhar as tendências e estar presente na vida do seu cliente.
É sabido que em tempos de crise nem sempre o seu consumidor optará pela sua marca, mas isso não quer dizer que ele não voltará a comprar o seu produto ou serviço, nesse momento ele irá experimentar outras marcas mais baratas, e irá comparar com a sua marca, é nessa hora que sua marca deve ser trabalhada, é nessa hora que você deve usar todas as estratégias para encantar o seu consumidor, é neste momento que sua marca deve estar mais presente, o seu consumidor precisa lembrar porque você existe, precisa saber que está disponível e que tem qualidade. Esse é o trabalho que o pessoal do marketing faz, inova, diferencia e se aproxima dos clientes gerando visibilidade de marca e sustentabilidade para a empresa. Não importa se é tempo de crise, se sua marca é conhecida ou não, você precisa de marketing para se manter presente.
Aproveitando a oportunidade:
ANA PAULA CAMPOS. Especialista em Gestão de Marketing e Marcas.