Porque as "implementações Lean" falham?
"Antes de fazermos carros, desenvolvemos pessoas" Taiichi Ohno
EUREKA!!! A resposta se encontra nesta afirmação de Ohno San.
Sempre que a necessidade de mudança acontece, buscamos mecanismos para fazê-la. No mundo corporativo, recorremos às técnicas e métodos para nos apoiar.
Treinamos todos os envolvidos para que saibam do que e trata e assim consigamos fazer a tão sonhada "implementação".
Quem me conhece sabe como eu "amo" esta palavra (implementação)... (#SQN)
Utilizamos esta palavra para dizer que estamos fazendo a mudança, no entanto, não conseguimos "implantar" absolutamente nada quando se trata de Cultura organizacional (LEAN é uma filosofia, que precisa ser vivenciada como cultura). É preciso desenvolver um ambiente propício para que os hábitos sejam incorporados à neste novo cenário. E hábitos, são comportamentos repetidos. Logo, é preciso desenvolver pessoas com o entendimento de mudança necessária.
A palavra “Nemawashi” em japonês significa um processo informal de cuidadosamente “cultivar as raízes dos relacionamentos”entre os colegas de trabalho e os superiores, realizando discussões individuais e pequenas reuniões para, silenciosamente, estabelecer as bases para alguma mudança ou projeto proposto. Isso é feito conversando com as pessoas envolvidas, ouvindo suas necessidades ou preocupações, abordando quaisquer questões, reunindo apoio e feedback, tudo com o objetivo de obter um consenso, um alinhamento antes da tomada de decisões.
E por que ignoramos isso quando pensamos em mudança? Porque preferimos dizer: " Agora é regra, têm que ser assim!".
Recentemente, tive a honra de conhecer um grande mestre da filosofia Lean, @Paulo Ghinato. Ele me apresentou a conexão dos elementos desta imagem. Ele falou sobre o porque as "implementações" Lean falham. A partir de agora vou dissertar sobre a minha leitura a respeito deste tema.
Tudo começa pelo ENTENDIMENTO. Estabelecer uma boa comunicação com os envolvidos, é fator crítico de sucesso. Pessoas com clareza sobre a direção, conseguem se conectar com as iniciativas e entregam o seu melhor para desenvolver e manter melhorias. Esta etapa, geralmente é "desconsiderada" ou pouco enfatizada, porém, é fundamental para criar um ambiente propício para a jornada de melhoria contínua.
O DOMÍNIO nasce a partir da perspectiva de "capacidade". Pessoas convictas de que são capazes de fazer a transformação necessária, realmente, conseguem "provocar" as mudanças. Perguntas poderosas começam a fazer parte da rotina...
"Porquê fazemos assim? E se fizéssemos assim...? "
O Domínio tem a ver com a consciência de SER, FAZER e TER. Deste ponto nasce a auto responsabilidade e a motivação necessária para seguir adiante, independentemente, do cenário.
Ter MÉTODO é a forma de fazer a mudança estruturada, com consistência. Também é a forma de reduzir o lead time de aprendizagem e alcance de resultados. O Método nos assegura a lógica para entender a jornada e também, nos apoio no aprendizado. Aprender rápido e corrigir rápido, são fatores de essenciais do sucesso.
De acordo com o desafio (problema), definimos o método coerente para a solução. O Método é apoio, é ponte, é caminho. Entender o método e acreditar na coerência entre este caminho e a solução do problema é básico para ter disciplina para agir, cotidianamente.
Só existe o "Cumprimento do acordo estabelecido" quando há o entendimento! A disciplina para fazer o que precisa ser feito é o grande desafio do processo de mudança. A tendência é que as pessoas voltem para condição original diante a primeira dificuldade.
Nesta etapa é possível ter a consciência do quanto é importante fazer o "Nemawashi". Sem este movimento de aproximação, alianças para preparar o "terreno para o plantio", é impossível manter a disciplina.
A jornada de melhoria contínua consiste em fazer todos os dias o que precisa ser feito conforme o combinado, até que um outro método, melhor do que o anterior, se manifeste a partir dos experimentos e resultados. Sem a construção dos hábitos saudáveis para o processo, não "nascerá" outro método melhor. Primeiro estabilize, depois melhore!
Até que o "SUCESSO" surge!
Mas o que é o sucesso?
No meu ponto de vista, sucesso consiste em alcançar o que estava planejado sem RISCOS ou DESPERDÍCIOS. É estar satisfeito(a) com o resultado! É ter a plena convicção de que as pessoas se desenvolveram nesta jornada e, agora, são capazes de iniciar uma nova jornada com mais propriedade e autonomia. Sucesso é entregar para o "cliente" o que ele esperava quando disparou a demanda. Sucesso é construir o próximo degrau.
A cultura Lean não pode ser "implantada". Ela só pode ser desenvolvida a partir do entendimento de quem está envolvido neste processo. E para isso acontecer, é preciso ter PROPÓSITO!
Propósito é o "imã" que direciona os comportamentos de cada um. Se não nos conectamos com o propósito estabelecido (comunicado), não conseguimos ter constância de atitude, logo, NUNCA seremos felizes com os resultados alcançados. E pessoas infelizes, não entregam o seu melhor.
Para ter CONSTÂNCIA DE PROPÓSITO é preciso sentir que está no lugar certo fazendo a coisa certa.
Então voltamos ao ENTENDIMENTO...
Se cada um de nós, que vive o sonho de pertencer a um "sistema" produtivo, abundante, respeitoso, seguro e desafiador...enxergar que esta condição depende do OUTRO, nunca conseguiremos vivê-lo.
"Seja você a mudança que você quer ver no mundo" Gandhi
Desenvolva uma cultura Lean a partir do seu exemplo, das suas atitudes! Uma palavra "bacana"até pode motivar, mas o exemplo ARRASTA!
Sucesso na sua jornada!
Contadora | Green Belt | Coordenadora Contábil | Especialista Digital | Key User SAP | Especialista em Mapeamento de Processos | Consultora Funcional Dynamics 365 Business Central | Tecnóloga em Processamentos de Dados
5 aShow!
Auditor Master
5 aAlexandre Pedrosa
Engenheiro mecânico com experiencia em PCM, engenharia da confiabilidade e produtividade de equipes.
5 aMuito bom Juliana Veras! Acho também que o gerenciamento da rotina é a base pra um bom trabalho lean!Se o 5"s funcional não estiver enraizado, planilhas e gráficos mirabolantes não farão sentido e o resultado na será alcançado! Uma boa construção precisa de bons alicerces, a base sabe o que necessita ser feito, mas as vezes nao enxergou o meio ou o " METODO", as lideranças diretas terão que acreditar e aceitar, pois, a mudança poderá mexerr com o ego de alguns lideres despreparados para o momento. E sobretudo a base tem que ser firme, pois, os trancos com certeza veem! Mas quem está nessa jornada nunca pode desistir, pois, pra alcançar metas temos que padronizar e isso significa insistir e mudar quando necessário!
VALE
5 aMuito bom! Creio que um exemplo vivo de como o lean pode afetar de forma positiva uma organização, será bem mais útil do que mais uma mera implantação, melhor ainda se for um colega do nível da liderança, esse profissional quase sempre é nosso norte e quando vemos ele melhorando a cada dia através da filosofia lean, é inevitável não tentar se aproximar e buscar o conhecimento necessário, logo não teremos uma implantação, mas um apetite natural pela filosofia e o que ela nos agrega, o que é bem mais sólido e duradouro.
Logística | Transporte | Armazém | E-commerce | Centro de Distribuição | Operações | Crossdocking | Fulfillment | Supply Chain
5 aJuliana, ótima reflexão! Acredito que quando falamos de mudança cultural estamos criando novos valores para a organização, desta forma um trabalho intenso de governança para internalização do tema na veia da organização completaria os fatores críticos de sucesso.