Quais são os princípios do Lean?
Princípios lean estão ao nosso redor hoje em dia, e é difícil perder toda a conversa sobre isso. No entanto, ao mesmo tempo, as pessoas muitas vezes acham difícil identificar as idéias exatas por trás do lean, e até mesmo alguns especialistas na área podem se sentir confusos se você trouxer isso para junto deles. Então, no final, o que exatamente é lean, em que tipos de ideias se baseia e por que é importante no mundo moderno?
Eliminando os resíduos eficientemente
A idéia central por trás do lean é reduzir a quantidade de “desperdício” criado no trabalho da organização, isto é, práticas prejudiciais que levam a uma diminuição na produtividade. Existem muitos tipos de resíduos, e alguns são altamente dependentes das indústrias específicas para as quais são relevantes, mas o conceito central é o mesmo em todos os setores - resíduos referem-se a qualquer prática que diminua a produção da organização e tenha um impacto negativo a longo prazo.
Às vezes, o desperdício é mais difícil de identificar, e certos fatores que parecem produtivos podem, de fato, contribuir para sua criação mais do que você espera. Um exemplo comum são as reuniões constantes às quais algumas empresas submetem seus funcionários, uma prática que caiu em desuso em algumas partes do mundo, mas ainda é aplicada pesadamente em outras.
Os gerentes geralmente acreditam que essas reuniões estão aumentando a produtividade e o envolvimento de todos no projeto atual, mas o caso muitas vezes pode ser exatamente o oposto, se não houver cuidado suficiente ao planejar esses eventos para garantir que eles sejam realmente necessários. Algumas empresas descobriram que podem reduzir facilmente o número de reuniões que estão realizando em mais da metade e ainda desfrutar do mesmo grau de produtividade.
Mantendo as coisas simples
Outra ideia que é fortemente enfatizada nos ensinamentos lean é que você deve sempre se esforçar para manter as coisas no mínimo necessário. Não crie complexidade desnecessária, mesmo nos casos em que você espera que seja útil no futuro. Na verdade, esse tipo de otimização prematura é um dos comportamentos mais prejudiciais exibidos por gerentes inexperientes e, por si só, pode prejudicar gravemente o desempenho de uma organização e causar grandes problemas na maneira como ela é executada.
Esforçar-se pela simplicidade pode trazer grandes benefícios à maneira como a organização funciona como um todo. As pessoas poderão entender melhor cada sistema individual, e poderão tomar decisões mais instruídas para o desenvolvimento desses sistemas no futuro, quando chegar a hora.
Por outro lado, quando surge um problema em qualquer parte de uma organização projetada com simplicidade em mente, muitas vezes não é difícil encontrar sua causa raiz e abordá-la diretamente. Quando você tem várias camadas de complexidade empilhadas umas sobre as outras, muitas vezes é preciso fazer um monte de retrocessos para descobrir exatamente o que deu errado em uma situação específica e, quando você identificar o problema, talvez já esteja ainda mais grave.
Onde tudo isso começou?
Lean pode ser rastreada até a Toyota, que lançou as bases para metodologias enxutas na fabricação há quase três décadas. Desde então, a área tem visto muitos desenvolvimentos ativos de todo o mundo, e assim que todos perceberam o quão útil pode ser para simplificar processos de todos os tipos, o trabalho realmente decolou e ganhou um ritmo adequado.
Hoje, o lean é uma das metodologias mais estudadas e é aplicado em muitas áreas fora da indústria de manufatura. Você pode até encontrá-lo em locais como o desenvolvimento de software, e temos certeza de que, com tempo suficiente, o lean surgirá em ainda mais áreas da vida no futuro.
Conclusão
Entender o que é lean é um dos primeiros passos que você deve dar para melhorar sua empresa como um líder sério. Uma vez que você tenha compreendido os conceitos iniciais, você descobrirá que construir sobre essa base pode ser uma tarefa muito fácil, especialmente se você já tiver a mentalidade apropriada desde o início - isto é, pensar de maneira simplificada e abstrata, e sempre tentando descobrir a causa raiz de cada problema que você encontra.