Porque a indústria deve investir na Nuvem e na Analise de dados
A tecnologia digital já é usada na fabricação, mas com o avanço da Indústria 4.0 a maneira como se produz vai ter uma grande transformação e isso resultará em maior eficiência e mudará para sempre as relações tradicionais de produção entre fornecedores, produtores e clientes bem como a interação entre humanos e máquinas.
Uma olhada rápida nas nove tendências tecnológicas que formam a base da Indústria 4.0, Big Data e Data Analytics, Robôs autônomos, Simulação, Integração de Sistemas (horizontais e verticais),Internet das coisas, Cibersegurança (Cyber Security), Computação em Nuvem (Cloud Computing), Manufatura Aditiva, Realidade Aumentada há duas que podemos colocar como principais, a adoção da tecnologia em Nuvem e a Análise de dados.
Computação em Nuvem (Cloud Computing)
A recente adoção da computação em nuvem criou muitas mudanças nos aspectos do desenvolvimento industrial e estratégia de negócios a computação em nuvem ainda está no estágio inicial sendo bem discutida, mas podemos perceber que a adoção da nuvem pela indústria é irreversível.
Um exemplo é a multicloud híbrido que, surgiu como a estratégia preferida de quem busca uma maneira flexível e eficiente de mover suas estruturas para nuvem, ou seria distribuir em diferentes data centers e diferentes provedores de cloud toda ou uma grande parte da estrutura.
Descobriu se que isso reduz custos e aumenta a produtividade, por isso as empresas estão adotando estratégias híbridas de multicloud rapidamente, aproveitando a flexibilidade de migrar, criar ou adquirir sistemas de produção e negócios para ambientes de sua escolha seja nuvem pública, local ou privada.
No entanto, as vantagens de ambientes híbridos, é a escalabilidade e a possibilidade de integrar uma ampla variedade de aplicativos e sistemas cloud, com a disponibilidade de APIs para integrar esses sistemas e gerenciar dados, isso significa que a produção industrial pode adotar uma estratégia de começar a ter seus sistemas na nuvem e gerando muita informação.
Com os sistemas cloud as áreas de desenvolvimento das indústrias podem adotar mais sistemas pela economia de infraestrutura e aumentar os sistemas relacionados à produção porem isso vai exigi maior compartilhamento de dados entre sites e testara os limites da indústria, mas se pensarmos no desempenho as tecnologias em nuvem estão cada vez melhor e mais preparadas, alcançando tempos de reação de apenas alguns milissegundos por isso, os dados e a funcionalidade das máquinas serão cada vez mais implantados na nuvem, permitindo mais serviços gerando dados para os sistemas de produção.
Em 2020, os gestores se concentrarão em ferramentas que podem oferecer suporte à integração rápida de aplicativos, já é uma realidade que as grandes produções industriais no mundo começaram a usar essa estratégia e por causa disso ganha-se uma grande importância uma demanda que também é um dos alicerces da indústria 4.0 a análise de dados (Big Data e Data Analytics).
Big Data e Data Analytics
Na Indústria 4.0 a extração e a leitura de dados de muitas fontes diferentes como equipamentos, sistemas de produção, sistemas de gerenciamento e clientes são padrões para apoiar a tomada de decisões em tempo real. Com o aumento da adesão de novos aplicativos cloud a quantidade de dados trafegados entre sistemas da indústria está se tornando gigantesco , isso criou necessidades de analistas e cientistas de dados para entender essa grande demanda.
Entender quanto uma o tempo que linha de produção produz, custo unitário, cálculo de mão de obra, tempo ocioso, a quantidade de horas trabalhadas, entre outros dados da área comercial como aceitação por parte do cliente final de um novo produto, bem como alterações nesse produto tudo isso feito quase que em tempo real para um gestor de dados será uma realidade, sim com a crescente de dados o Gatner aponta que as indústrias que não conseguirem utilizar adequadamente os ativos de dados serão deixadas para trás, desta forma a indústria terá uma equipe para fazer a gestão e análise desses dados e ajudar na tomada de decisão dos gestores de negócio e entendera a eficácia da linha de produção.
Isso ajudara na otimização de custos, porque custos continua sendo uma disciplina crítica para muitos gestores. A ciência de dados aumentara o desempenho dos negócios, levando a indústria para um novo patamar.
este texto foi escrito por Mauro Nascimento +55 11 97394-4689 A tecnologia está mudando o mundo e tive a sorte de participar dessa evolução nos últimos 20 anos em várias funções da área de TI, ajudando grandes clientes em projetos de integração (EDI, iPaaS , SaaS, Webservices, APIs, Banco de dados). Sou Apaixonado por ajudar empresas e organizações a melhorar seus processos e aumentar os níveis de produtividade