Porque nos tornamos pessoas desmotivadas...
Não é fácil manter-se motivado quando não encontramos apoio no local de trabalho.
Como podemos nos fazer entender sem criar atritos?
Como agir quando a empresa não quer ouvir seus argumento e se mantem apenas na legalidade e nada mais?
Isso derruba qualquer profissional que gosta do que faz, e não tem paixão que dure quando não é alimentada.
Como fazer então, se você está numa empresa que não colabora com o melhoramento e ignora suas tentativas, e deixa seu trabalho desfavorecido?
Tem apenas duas únicas saídas: ou você se motiva e vai em frente com suas ações para que possa fazer o seu melhor sem criar grandes conflitos, se fazendo entender, agindo com raciocínio logico e procurando fazer parcerias dentro dessa empresa; sem tentar se impor mas sim mostrar que todo o seu trabalho é para melhoria continua da empresa; ou, o melhor a se fazer é deixar esse emprego e procurar outra empresa onde possa fazer tudo isso.
Não vale a pena desprender tanto esforço e começarmos a se moldar conforme a empresa pois estaremos sempre insatisfeitos. Num primeiro momento, pode ser que seja confortável pra nós seguirmos o fluxo do rio, deixar como está...
Mas em um certo momento, o profissional que ama o que faz, de verdade, começa a se desmotivar, e essa é a pior sensação que se pode ter em termos profissionais. Na verdade, quando chegamos a sentir isso, a situação já está insuportável, aquela sensação de nem querer levantar de manhã para ir para o trabalho.
Nenhum profissional quer trabalhar numa empresa que não o valoriza e nem sequer dá oportunidade de ele apresentar seu trabalho. Nenhum profissional quer ser apenas uma peça na empresa, aquele que temos que ter porque é norma ou lei.
Existem muitos profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho que se encontram nesta situação, e, pior ainda, existem os que estão nessa situação porque precisam trabalhar e se expõe a isso apenas por que não encontram uma outra empresa para trabalharem.
Isso desmotiva, isso enterra os sonhos e vontades de colocar em pratica aquilo que estudamos com tanta paixão e que nos motivou a sermos os profissionais que somos.
Mas o que fazer?
Na minha experiencia de profissional da área, quando tentamos e tentamos, sermos entendidos e compreendidos, fazendo nossas colocações, orientando e explicando, fazendo os levantamentos necessários e mesmo assim a empresa não colabora, o melhor que temos a fazer é deixar pra trás essa empresa e procurar outro local para trabalhar.
Afinal, somos responsáveis por toda e qualquer ação que venha acontecer e seremos nós que responderemos civil e criminalmente. Se a empresa não presa isso, melhor é sairmos antes que a bomba estoure em nossas mãos.
Daí quando recomeçamos de novo, toda nossa motivação que estava enterrada; porque é isso que acontece, somos enterrados profissionalmente; daí voltamos a ser motivados porque estamos fazendo o que amamos e nos dedicamos ainda mais.
Talvez seja a saída para não nos desmotivarmos.
Porque se trabalhamos desmotivados e aceitamos isso, e agimos com peões no tabuleiro de uma empresa, aceitando tudo que vai contra os princípios da profissão, viramos apenas mais uma maquina, um patrimônio, onde somos ligados e desligados sem nosso consentimento e, pior ainda, não teremos como exigir nada pois aderimos ao que não é certo e matamos nossa dignidade.
Maintenance Manager
9 aExcelente explanação!
Saúde e Segurança | Cultura de Segurança | ISO 14001 | ISO 45001 | EHS | ESG | SGI | WCM
9 aÓtima reflexão......Não existe meio termo.