Porque olhar para os Multipotenciais e implementar a Carreira W nas empresas.
Há duas semanas atrás fiz uma enquete no LinkedIN sobre a satisfação das pessoas com a carreira. Queria saber se elas estavam contentes com o rumo que suas carreiras haviam tomado, porque sempre escuto dos meus clientes algumas reclamações.
A maioria, 36% não gostariam de mudar de carreira e estão satisfeitas. Mas o restante quer mudar de alguma forma, seja outra carreira (23%), ter uma carreira adicional (18%) ou até empreender (23%). E se eu te contar que é possível realizar a mudança tão sonhada sem ter que largar o que você já faz hoje? Será que a Mafe enlouqueceu?
Não, isso é sério mesmo, eu também acreditava que para fazer algo diferente teria que desistir do caminho que estava trilhando e ir para outro lugar completamente diferente, começar do zero mesmo. Nossa que pânico. Vou confessar que fiz isso, mas até eu conseguir entender essas duas coisas: Multipotenciais e Carreira W.
O Multipotencial é aquela pessoa que tem vários interesses em coisas diferentes e isso vem desde a infância. As habilidades inatas do multipotencial é combinar conhecimentos, habilidades e experiências diferentes e criar coisas novas. Tomando atenção em alguns pontos: ter foco, fazer uma coisa de cada vez e aprender a se organizar em tempo e financeiramente.
Antigamente ser multipotencial era sinônimo de ser empresário, porque eram os únicos que podiam ter negócios diversos e tudo bem. Depois os consultores também eram “permitidos” a ter atividades diversas como dar aula, ter sua consultoria, ter uma vida acadêmica e até sendo sócios de outros negócios. Talvez por isso 23% das pessoas querem empreender.
Na vida assumimos vários papéis como de filho(a), aluno(a), de pai e mãe, de avô e avó, de médico(a), professor(a), de amigo(a), de comerciante e isso fazemos simultaneamente. Então porque precisamos ter um único assunto de satisfação na nossa carreira? Eu falo que saímos da era do “ou”, que a gente tinha que escolher uma profissão e seguir nessa carreira até o fim, e entramos na era do “e” em que somamos as atividades.
E dentro das empresas essa mudança já vem ocorrendo com o planejamento de carreira W, que permite que os profissionais cresçam dentro da companhia por meio da troca de cargos, não somente dentro de uma mesma, mas como em diferentes áreas. Criam-se novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional constantemente. Esse modelo de plano de carreira oferece mais satisfação e desafios aos seus colaboradores. Um grande exemplo são os programas de intra empreendedorismo, de inovação e de projetos com equipes multifuncionais.
Se você estava pensando em mudar completamente de carreira, ter uma adicional ou até empreender saiba que isso pode acontecer dentro e fora das empresas simultaneamente. Eu mesma estou aqui agora escrevendo esse conteúdo, para divulgar essa coisa maravilhosa que está me ajudando muito a por meus sonhos em prática. Acabando aqui vou arrumar minha agenda e fazer um atendimento com terapia holística, vou entregar um experimento de uma nova empresa que está surgindo e fazer uma proposta de atendimento para uma empresa sobre como podemos implementar a jornada de experiência das pessoas em um projeto com equipes multifuncionais. Fora as aulas que preciso gravar ainda nesta semana.
Se com esse conteúdo eu consegui ajudar você a acalmar-se e pensar que você pode ter sim mais atividades desenvolvendo uma de cada vez e se organizando em tempo e financeiramente, meu objetivo foi cumprido.
#desenvolvimentopessoal #carreiraw #multipotenciais #peopleexperience #empreendedorismo #brasil #portugal #lusobrasileiro