POTENCIAL DE INCLUSÃO NA APLICAÇÃO DO MODELO DE ECONOMIA CIRCULAR E INOVAÇÃO SOCIAL NO INCREMENTO À LOGÍSTICA REVERSA E CLUSTERS DE RECICLAGEM LOCAL
Este artigo se propõe estabelecer uma análise teórica que pretende levantar questões sobre como a introdução do modelo de Economia Circular aliada à inovação podem incrementar projetos de Logística Reversa, e contribuir para desenvolver novos Clusters ou arranjos produtivos locais em sistemas fechados de reciclagem. Este modelo perpassa por uma aliança estratégica na convergência entre as empresas, que necessitam dar destino a seus resíduos, em cumprimento da Lei Federal No. 12.305/2010, que regulou a Politica Nacional de Resíduos Sólidos e, os catadores urbanos, grupo de categoria social que sobrevive da coleta seletiva de lixo, e que através do empreendedorismo social, poderá agregar novos e maiores valores à cadeia produtiva, obtendo mais possibilidades de geração de emprego e renda. Através de pesquisa em referencial teórico, buscou-se compreender que se pode trilhar uma direção mais sustentável do atual modelo linear de negócios, que é baseado unicamente na exploração insustentável dos recursos naturais do planeta. O fato é que promovendo um diálogo transversal e convergente entre os conceitos de Economia Circular, Logística Reversa através da inovação e do empreendedorismo Social, buscou-se diretrizes que podem apontar a direção para uma nova economia de baixo carbono, mais verde e sustentável. Estão surgindo novas propostas de processos e ou metodologias inovadores que podem contribuir para que os meios de produção substituam gradativamente a obsolescência programada, chegando a um cenário de “lixo zero” através da adoção de um modelo de produção mais otimizado e eficaz, conceitualmente denominado de cradle-tocradle, ou “do berço ao berço”, onde se intenta viabilizar uma nova sinergia de um continuo fluxo e refluxo de bens; maximizando o aproveitamento dos recursos naturais, minimizando a produção de resíduos e reduzindo consideravelmente as emissões de gases que afetam o efeito estufa.
CEO na Oliveira Treinamentos | Desenvolvimento de líderes e equipes
1 mDenise, TOP demais! Sucesso pra ti!
Professor Tutor Híbrido| pesquisador de Recursos de Educação Aberta, educador e pesquisador socioambiental, líder Climático.
7 aValeu mestra Denise de Mattos Gaudard!!!