Prêmio AESabesp 2024: engenheiras homenageadas celebram o reconhecimento da liderança feminina no saneamento

Prêmio AESabesp 2024: engenheiras homenageadas celebram o reconhecimento da liderança feminina no saneamento

Em sua 37ª edição, a tradicional cerimônia do Prêmio AESabesp – Homenagem aos Profissionais do Ano, ocorreu nesta quinta-feira, 28 de novembro, na Kaza Fendi, em SP, agraciou Débora Pierini Longo, diretora de Operação e Manutenção da Sabesp, e Yara Maria Fernandes, engenheira do Polo de Manutenção Embu, marcando, pela primeira vez, a concessão da láurea para duas representantes femininas no rol de engenheiros da Sabesp.

Um feito inédito coroou a edição 2024 do Prêmio AESabesp – Homenagem aos Profissionais do Ano: pela primeira vez, a tradicional cerimônia de premiação da entidade reconheceu o trabalho de duas importantes mulheres no rol de colaboradores da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp. A premiação, que anualmente reconhece os associados e associadas que se destacam pelo profissionalismo, capacitação técnica e pela relevante contribuição no setor de saneamento, em sua 37ª edição, agraciou as engenheiras Débora Pierini Longo, diretora de Operação e Manutenção da empresa, e Yara Maria Fernandes, engenheira do Polo de Manutenção Embu. O evento foi realizado, no dia 28 de novembro, na Kaza Fendi, em Pinheiros, SP, com a presença de autoridades do setor, diretores e coordenadores da entidade e convidados.

Em seu pronunciamento de boas-vindas, Luciomar Santos Werneck, presidente da AESabesp, cumprimentou a todas as autoridades e os profissionais e amigos presentes, ressaltando as homenageadas nesta edição do Prêmio AESabesp, Débora e Yara. Werneck expressou seu sentimento de dever cumprido. “Chegamos neste momento de festividades, constatando que tudo que foi planejado foi cumprido pela Associação ao longo deste ano”, disse, fazendo um breve balanço sobre os resultados do 35º Encontro Técnico da AESabesp (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente) e a Fenasan 2024 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), ocorridos entre 22 e 24 de outubro, no Expo Center Norte; e destacando as ações no âmbito da Responsabilidade Social executadas pela AESabesp nesta gestão atual.

Lucioimar Sanros Werneck

Na sequência, Luciomar frisou a importância do gesto efetuado nesta gestão em reconhecer não somente uma, mas duas profissionais dedicadas ao saneamento, que cresceram ao longo das suas carreiras em meio às dificuldades e adversidades, trazendo para esta edição do prêmio o compromisso da AESabesp com a diversidade e a pluralidade. “Nossa gestão conta com o maior número de mulheres entre diretoras, conselheiras, coordenadoras e outras colaboradoras que se sentem orgulhosas em fazer essa homenagem. Meus sinceros parabéns à Débora e Yara pelo reconhecimento merecido!”, declarou.

Natália Resende

Em suas palavras, Natália Resende, secretária da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), mencionou, entre suas considerações sobre a iniciativa da AESabesp, o privilégio de fazer parte deste momento, parabenizando as homenageadas. “Estamos frente a duas mulheres que, certamente, desempenham e trabalham com excelência, fazendo com que tenhamos mais orgulho ainda do nosso saneamento no estado de São Paulo. Parabéns pelo trabalho, critérios técnicos e por estarem à frente dessas homenagens este ano”, mencionou. A secretária aproveitou para enfatizar a importância de reconhecer as mulheres no saneamento.

Outra autoridade presente, Adriana Boggio, secretária adjunta de Infraestrutura e Obras do Município de São Paulo, representando o prefeito Ricardo Nunes, também fez um breve relato sobre as ações da prefeitura em prol do saneamento e reforçou o significado do reconhecimento para as profissionais homenageadas nesta edição do prêmio. “Ressalto a importância de podermos contar com o trabalho de profissionais capacitadas e, também, a importância de valorização dessas profissionais. Com muito orgulho parabenizo minhas colegas de profissão, Débora e Yara, que hoje tem reconhecidas as suas contribuições para a Engenharia nacional”, expôs.

Adriana Boggio

Na sequência, Samanta Tavares de Souza, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Sabesp, que representou o presidente da Companhia, Carlos Piani, fez referências à importância da premiação para as engenheiras homenageadas este ano, contando um pouco da sua convivência com elas no campo profissional e observando o pioneirismo da AESabesp em reconhecer os trabalhos de duas representantes femininas no setor de saneamento. “Acho que nunca vi um prêmio de engenheiros com duas mulheres. Acho que é inédito, então, primeiro dou meus parabéns à AESabesp por esta iniciativa. É raridade e precisamos celebrar este reconhecimento. É uma noite de celebração. Duas moças maravilhosas, duas técnicas excelentes, que fizeram a diferença no saneamento no Estado de São Paulo. Espero que continuemos reconhecendo tanto os engenheiros quanto às engenheiras para que em 2029 estejamos com a missão cumprida da universalização com sustentabilidade”, expressou.

Samanta Souza

A voz das homenageadas

A emoção tomou conta das homenageadas Débora Pierini Longo, diretora de Operação e Manutenção da Sabesp, e Yara Maria Fernandes, engenheira do Polo de Manutenção Embu, durante a cerimônia de entrega do prêmio. Suas trajetórias profissionais foram relembradas no palco – por Eliana Ramos Ruffo, Superintendente da Experiência do Cliente na Sabesp; e Kleber od Santos, coordenador do Polo Sul da AESabesp – acompanhadas de todo o prestígio e valorização que elas merecem. Débora, que iniciou sua carreira na Sabesp aos 15 anos, e Yara, que se tornou engenheira civil com o objetivo desde o início de trabalhar na Sabesp, demonstraram a importância de se acreditar nos sonhos e lutar pelas suas concretizações. As engenheiras destacaram que não foi fácil, mas chegar neste momento mostra que todos os esforços e dedicação valeram a pena.

Débora Pierini Longo

Para Débora, a premiação da AESabesp é um momento muito especial. “Sinto-me muito prestigiada e sensibilizada por este reconhecimento. Nós não esperamos, pois nos dedicamos ao saneamento, ao nosso trabalho, esperando nada em troca, então, uma instituição como a dos Engenheiros da Sabesp reconhecer como profissional destaque de Engenharia é um momento único na minha carreira e fico muito feliz em fazer parte deste momento”, declarou.

Em sua história profissional, Débora contou que começou sua carreira como uma menina que tinha o sonho de trabalhar na Sabesp, iniciando aos 15 anos como estagiária e se apaixonando pela empresa e seu propósito, o qual converge muito com o seu propósito de vida que é servir e trazer o bem-estar para a população. “Trabalhando na Sabesp, encontrei o meu sentido, então, fico muito feliz em trabalhar na companhia. Amo o que faço, levar o saneamento, mudar a vida de muitas pessoas no estado de São Paulo. É um momento de orgulho e ressalto que esse prêmio não é só meu. Não faço nada sozinha. Sempre temos muitas pessoas que contribuem junto comigo para alcançar os melhores resultados”, explicou.

Luciomar Werneck, Natália Resende e Débora Pierini Longo

A diretora de Operação e Manutenção da Sabesp agradeceu todo o carinho dos profissionais que indicaram e votaram, destacando, por exemplo, que não somos nada sem os nossos pais. “Eles são os meus pilares, os representantes mais importantes dos meus valores, por isso os agradeço por terem me ajudado a chegar onde estou hoje, assim como a toda minha família, meus amigos e todos os profissionais que estão comigo e me ajudaram a alcançar esse prêmio. Todos são exemplos para mim”, ressaltou Débora.

Com 27 anos de trabalho na Sabesp, Yara Maria Fernandes, destacou que ser homenageada fazendo o que gosta é uma felicidade imensa. “Estou muito feliz, muito emocionada com esse prêmio. É o reconhecimento de todos os esforços empenhados para construir um bom desenvolvimento profissional”, contou.

Yara Maria Fernandes

A engenheira do Polo de Manutenção Embu informou que desde a faculdade queria trabalhar na Sabesp e sua formação foi toda desenvolvida com esse objetivo. “Quando começaram os concursos eu participei e consegui entrar na companhia como Engenheira, que era o que eu mais queria e é o que faço até hoje. Sou engenheira de campo, trabalho na rua todos os dias, nas obras, e é o que mais amo fazer”, destacou.

Yara exerceu suas atividades por 26 anos em Santo Amaro e, atualmente, está cuidando das obras de investimentos nas cidades de Embu Guaçu e Itapecerica da Serra. Em sua trajetória, Yara lembrou que num primeiro momento os desafios foram significativos, uma vez que uma mulher comandando as atividades de uma obra de saneamento é algo peculiar. “Não foi fácil chegar até aqui, mas está sendo recompensador demais. Os operacionais muitas vezes se sentem ressabiados, acham que mais um ‘vasinho de flor’ que vamos colocar na obra, mas eu consigo conversar de uma forma sem impor, eu ouço muito, peço opiniões, então, vira um grupo muito entrosado e de muito respeito um pelos outros. Acabamos nos transformando em uma família, realmente. Eu não sei fazer outra coisa. É o que eu amo!”, expressou.

Nivaldo Rodrigues, Yara Maria Fernandes e Adriana Boggio

Evolução e valorização da força feminina 

A cerimônia foi finalizada com a participação de Maria Aparecida Silva de Paula, diretora Social da AESabesp, que agradeceu a oportunidade de fazer parte de mais uma página da história do prêmio AESabesp nesta noite de reconhecimento ao valioso trabalho das mulheres no saneamento. Ela citou sua experiência na linha operacional e o quanto é significativo contar com o apoio e dedicação de mulheres, como Débora e Yara. “Em seus 37 anos de história, o Prêmio AESabesp sempre celebrou os profissionais que contribuem para o saneamento e o meio ambiente. Este ano, porém, a cerimônia foi ainda mais especial. Pela primeira vez, duas mulheres foram homenageadas, a Débora e a Yara, essa conquista é um marco na luta pela igualdade de gênero no setor”, disse.

Segundo Maria Aparecida, a AESabesp, qualificada como OSCIP, na gestão de Luciomar Werneck tem se destacado pela inclusão e valorização da mulher. “Com um time predominantemente feminino, Conselho Fiscal composto integralmente por mulheres e Diretorias com expressiva participação feminina, a gestão demonstra seu compromisso com a quebra de paradigmas e o combate ao machismo. Nesse contexto, a homenagem a duas mulheres, uma da alta direção e outra do nível operacional, reforça a busca por igualdade e reconhecimento do talento feminino em todos os níveis da organização”, ressaltou.

Maria Aparecida Silva de Paula

Para ela, esta edição do prêmio é motivo de grande celebração. “A conquista dessas duas profissionais representa uma enorme evolução em relação a um passado não muito distante, onde mulheres sequer tinham acesso a banheiros femininos no ambiente de trabalho. Graças à luta de tantas profissionais dedicadas e destemidas, o cenário se transformou. A homenagem a essas duas mulheres simboliza a força e a diversidade feminina. Representam as mães que, com maestria, conciliam os desafios da maternidade e da vida profissional, sem deixar de lado a competência e a dedicação. Representam também aquelas que, por diferentes caminhos, constroem suas famílias e carreiras, encontrando propósito e realização em suas escolhas”, pontuou.

Maria Aparecida lembra que Débora e Yara, com suas trajetórias inspiradoras, dedicam-se ao saneamento, cuidam das pessoas e do planeta. “Elas demonstram que é possível ser mulher, profissional, mãe, amiga e agente de transformação social. Que suas histórias sirvam de inspiração para que outras mulheres superem desafios, quebrem barreiras e construam um futuro mais igualitário e sustentável”, frisou.

A diretora Social expressou seu desejo de que em 2029, ao celebrarmos o marco da universalização do saneamento, com cerca de 100% de água tratada e 99% de esgoto para quase toda a população, possamos também comemorar a crescente participação feminina nesse setor essencial. “Esperamos que, inspiradas por Débora e Yara, muitas outras mulheres abracem a causa do saneamento e do meio ambiente, sem abrir mão da felicidade, da realização pessoal e profissional. Acreditamos na força e na capacidade de realização da mulher. Sabemos que os desafios existem e que são muitas vezes diferentes dos enfrentados pelos homens, mas a busca por igualdade e a união de todos — homens e mulheres — é fundamental para alcançarmos um futuro com água de qualidade e vida para todos”, afirmou.

Gol de placa da AESabesp no campo feminino

Para encerrar a cerimônia, Maria Aparecida chamou as homenageadas e as representantes do time de futebol feminino da Sabesp, para o palco, prestando uma grande homenagem às engenheiras agraciadas nesta edição.

A diretora explicou que a apresentação do time de futebol feminino da Sabesp reforçou a mensagem de que as mulheres merecem espaço e reconhecimento em todas as áreas. 

“A gestão de Luciomar Werneck investiu no potencial feminino e promoveu a igualdade de gênero, inclusive no esporte, que tradicionalmente oferece menos oportunidades para as mulheres. A iniciativa de destacar o time feminino busca romper estereótipos, demonstrando o compromisso da Associação em promover a inclusão e a valorização das mulheres. Acreditamos que o talento feminino deve ser reconhecido e incentivado em todas as áreas, inclusive no futebol”, concluiu.  

Confira o álbum de fotos do Prêmio AESabesp 2024

Kleber dos Santos
 Eliana Ramos Ruffo







NICEU FILHO

Engenheiro Civil e Segurança do Trabalho

2 sem

👏👏👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de AESabesp Saneamento

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos