A praga dos "picaretas": do Coaching à presidência da República!
É uma pena que temas e dimensões de conhecimento tão importantes para o mercado e a sociedade tornem-se "carne de vaca", com perdão da expressão grosseira e em desuso, por causa dos "picaretas profissionais".
Dou alguns exemplos:
"Coaching"! Já deixo claro: não atuo na área porque não tenho formação para isso, apesar de tantos pedidos - os quais, eticamente, encaminho para profissionais associados, habilitados e responsáveis. Pois bem, coaching virou uma pastelaria. Todo mundo agora é "coach" e se acha na condição de palpitar na vida profissional do outro sem ter tido uma minimamente decente.
É um mercado de peixes com gente muito despreparada e iludida por essas escolas sacanas que, francamente... Que baixo nível! Isso denigre a imagem de uma atividade importantíssima, realizada por profissionais sérios, com excelente formação, anos de estudo e que honram essa nobilíssima profissão. Há algumas instituições que deveriam se envergonhar do tipo de comunicação que fazem, oferecendo "black friday" de coaching, ou descaradamente dizendo: "ganhe dinheiro com a profissão do momento". Vão todas para o inferno, podem crer!
"Branding"! É outro foco da picaretagem. Todo mundo faz "branding", tudo virou "branding". Passei trinta anos da minha vida estudando comunicação de marcas, gerindo marcas, fazendo cursos no Brasil e no exterior. Vez ou outra sou convidado para "concorrências" cujos "players", honestamente, são charlatões iludidos - porque realmente acreditam que sabem alguma coisa. Eu delicadamente declino do convite. O moleque aprendeu a mexer no computador a semana passada e já "cria marcas em poucas horas". O outro é publicitário (eu também sou), mas não tem a menor formação e informação e se diz "especialista em marcas". Não sabem nada sobre negócios, o que é uma empresa, o que é estratégia, gestão, relacionamento com cliente... Para eles Marca e logomarca é a mesmíssima coisa. Mas são "branders". Que chique! É uma patuléia tupiniquim de quinta categoria na quarta divisão do campeonato terceiro-mundista (também em desuso; eu sei: é que eles merecem).
"Consultoria"! Aqui então é o próprio trânsito de Moscou! Depois de quase 25 anos de vida corporativa e uma sólida formação em Estratégia, Planejamento e Gestão, além da Comunicação, fiquei 18 meses na DBM do Rio e São Paulo em um intenso trabalho de preparação para fazer o "de/para" de executivo para consultor; me aconselhei e me associei a alguns dos melhores consultores do país para poder "virar a chave". São coisas diferentes! O sujeito perde o emprego hoje e vira "consultor" no dia seguinte. Tem gente fazendo "consultoria de gestão" sem nunca ter gerido nada, sem ter a mínima formação... "Pelamor"!
A picaretagem joga o preço lá embaixo, faz uma m... de trabalho e confunde os já confusos (principalmente jovens) contratantes. As áreas de contratos das empresas, as quais, na maioria, estão acostumadas a comprar porcas e parafusos, não sabem comprar serviços especializados. Daí junta a burrice com a falta de inteligência e dá no que dá.
Faz algum tempo tive de dizer para um executivo que contratou uma dessas fraudes, como ele, e reclamou que "esse negócio de consultoria não funciona". Perdi o suposto amigo, mas tive de esclarecer a ele, com toda a delicadeza: "Não funciona para gerentes despreparados como você que querem bater a meta de custos jogando o dinheiro da empresa pela latrina de pouquinho em pouquinho, contratando porcaria". Ele, ao que parece, não gostou muito do que eu disse e, felizmente, nunca mais falou comigo. Que chance ele perdeu de aprender alguma coisa. Está lá, queimando a grana dos acionistas até hoje, com sua picaretagem administrativa.
E não estou falando de empresa de fundo de quintal, não. Tem empresa grande contratando picareta a preço de banana para orientar a piora do que já não ia bem. E por falar nisso, tem também muito "executivo" que não passaria no teste para estafeta, mas que se mantém pendurado em bolas e se sujeitando a ser capacho borra botas.
O que esse povo não faz por um punhado de reais! Troca a vida e a dignidade por um salário no final do mês... Só pode contratar picareta, porque é picareta também. Eles se buscam e se acham naturalmente.
A verdade é que essa picaretagem não chega a fazer cócegas na competência por muito tempo, porque essa gente se queima logo e vai picaretar em outro lugar. Mas enquanto isso, enchem a paciência igual a moscas na hora da refeição e, sim, podem causar grandes estragos.
O triste é que tem gente completamente despreparada, picareta mesmo, que se acha capaz até de ser presidente da República. Vejam só, companheiros!
Só que neste caso não são iguais a moscas. São como um câncer: sofrido, difícil de eliminar e que pode levar um país inteiro à metástase do atraso e da imoralidade sem limites.
Por isso digo e repito, em bom tom, para o bem do Brasil e do mercado: FORA, PICARETAS!
Texto originalmente publicado na página de Renato Manzano no Facebook, em 27.11.2015
Relações Institucionais, Comunicação Estratégica e Relações Públicas - Promovendo relacionamentos sólidos, positivos e duradouros
9 aSemelhante atrai semelhante, Renato Manzano!