Pratique educação financeira jogando videogame com seu filho

Pratique educação financeira jogando videogame com seu filho

Tratar o tema educação financeira ainda é um desafio para boa parte dos pais, no Brasil, principalmente aqueles com filhos menores de 12 anos. Não pretendo discorrer sobre o mérito disso ser um desafio para tantos, mas talvez considerar que a falta de educação financeira destes pais seja o primeiro e mais importante passo. Me reconheço aqui. Analfabetismo financeiro é tema recorrente entre figuras influentes da crítica econômica nos meios digitais. Mas como tratar o tema de forma simples e lúdica, principalmente com os pequenos?

A tarefa de educar os filhos não pode ser considerada trivial, e tratar de educação financeira pode trazer ainda mais angústia. Entretanto, um olhar atento à rotina dos filhos poderá revelar inúmeras oportunidades para praticar a educação financeira. Divido aqui uma experiência recente. Estava observando meu filho muito empolgado em me contar dos progressos que vinha fazendo em seu jogo preferido de videogame, FIFA 18, entusiasmado por ter assumido um time da terceira divisão no modo de jogo Carreira Treinador e em após algumas temporadas já estar disputando as principais ligas, contando com os melhores craques disponíveis. Dizia ele, “Pai, já comprei o Ronaldo, Messi, Mbappé, Casemiro etc”, e diversos outros que fariam inveja até mesmo à seleção dos melhores da última copa. Perguntei com que dinheiro ele comprou todos estes jogadores. Aí está uma boa oportunidade de praticar educação financeira e empreendedorismo. Como pai pouco participativo nos jogos de videogame lá fui eu aprender sobre o FIFA 18. Logo após fui ver, junto a ele, as finanças do time. Despesas, custos, gastos etc. E as receitas onde estão?

Trabalhar a diversificação das fontes de receitas. Na primeira temporada só havia uma, as transferências de jogadores.

Praticar o modo Carreira Treinador no FIFA 18 traz a oportunidade de trabalhar de forma lúdica os componentes do tema finanças tais como custos, despesas, receitas, lucro etc. Permite até, evoluindo no jogo, partir para algumas análises de valorização do clube, projeção, composição da receita e estrutura de custos, entre outros.

Foram rápidas conversas e em algumas poucas oportunidades com meu filho, nas quais tratamos de tais conceitos financeiros, fizemos juntos alguns paralelos com a realidade familiar para uma compreensão com maior clareza. Três dias depois, com uma alegria que mal cabia naquele pequeno corpinho ele me chama para conferir as finanças do seu time. Imaginem como estavam os gráficos, verdes como um bom gramado.

A minha intenção aqui é destacar a necessidade de nós adultos estarmos atentos para as oportunidades simples do dia-a-dia em que podemos aprimorar a educação de nossos filhos, principalmente no que tange ao tema das finanças. O resultado foi excepcional, pois partiu do universo de interesse dele.

Mas fiquem atentos, pois vocês poderão ser desafiados a dar explicações sobre a composição das fontes de receita do super time chamado família, assim como ter que analisar com seu pequeno onde estão concentrados os maiores custos familiares.

Filhos, eles sempre podem te surpreender!

RAFAEL MENON

Gestor comercial na Lizon Curitba Hotel

6 a

Muitooo bom!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos