Precisamos Refletir Sobre a Presença e Predomínio do Masculino no Mundo Corporativo e Compreender a Masculinidade Plural

Precisamos Refletir Sobre a Presença e Predomínio do Masculino no Mundo Corporativo e Compreender a Masculinidade Plural

Olá pessoas, espero que estejam bem!

Aqui na TeamHub, estamos animadas com as mudanças profundas que estamos desenhando para o próximo semestre e mal podemos esperar para compartilhar mais detalhes com vocês.

Mas hoje o motivo de estar passando por aqui é para falar sobre o mais recente episódio do nosso podcast "Mentes Inquietas". Você já teve a chance de ouvir? Neste episódio, abordamos o tema "Masculinidades no plural", explorando as diversas formas de expressão da masculinidade na sociedade atual. É uma conversa super interessante que vale a pena conferir! 

A questão da masculinidade e como ela vem sendo vivenciada há séculos como se fosse uma prática hegemônica, tem sido bem questionada nos últimos tempos. Por isso, refletimos sobre a presença e predomínio masculino no mundo corporativo tendo como ponto de partida a compreensão da masculinidade como pluralidades e ainda como a reação a essa leitura plural do masculino e movimentos como o RED PILL tem impactado na cultura das organizações. Sabemos que a masculinidade hegemônica é muitas vezes valorizada nas empresas, estando associada a características como competitividade, assertividade, liderança e tomada de decisão firme. Essas características são muitas vezes consideradas "masculinas" e são valorizadas em detrimento de traços considerados "femininos", como a empatia, a comunicação não violenta e a colaboração.

No entanto, a valorização excessiva da masculinidade hegemônica pode criar um ambiente de trabalho tóxico, em que a agressividade e a dominação são incentivadas. Além disso, percebemos no dia a dia que o viés de gênero intervém na ocupação, distribuição de cargos, promoção e acaba por gerar possíveis lugares de privilégio a certas perspectivas de masculinidade. Abordar este tema é também colocar uma lupa sobre a causa raiz de muitos problemas de machismo, sexismo, misoginia e outros comportamentos preconceituosos nos espaços de trabalho. 

Passa por lá para ouvir nosso bate papo e me conta o que achou. Combinado?


No mais é isso, bora preparar para mais um feriado?

Até mais!

Tati Santarelli.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos