Preciso tratar a ginecomastia: tenho que ter medo do processo cirúrgico?
Quando se fala em cirurgia, mesmo que seja um procedimento mínimo e de curta duração, muitas pessoas ficam com medo da anestesia, do procedimento, da cicatrização e até mesmo da possível dor no processo de recuperação. Na ginecomastia isso não é diferente: muitos homens que sofrem desse problema querem se livrar para sempre da ginecomastia com a cirurgia, mas possuem medo do procedimento e acabam por postergar a cirurgia e o tratamento para ginecomastia.
Tratamento para ginecomastia: a cirurgia é simples e causa poucas dores
Apesar de ser uma cirurgia, o procedimento para retirar a ginecomastia é simples, rápido e com fácil cicatrização. Ou seja, não é preciso ter medo dessa cirurgia. Inclusive, ela traz inúmeros benefícios seja para a saúde do homem como para sua autoestima. Saiba mais sobre a cirurgia de ginecomastia e porque não é preciso ter medo desse procedimento feito por milhares de homens em todo o planeta. Confira!
O que saber sobre a cirurgia de ginecomastia?
A cirurgia de ginecomastia é feita em ambiente hospitalar, em um centro cirúrgico, onde o cirurgião plástico irá fazer a cirurgia com o auxílio do anestesista e instrumentadores. O procedimento dura em média de 1h e é feito com anestesia local com sedação. Dessa forma o paciente não sentirá nenhuma dor durante o procedimento e nem estará acordado, tendo uma experiência positiva. Quando o paciente acordar ele já estará no quarto e com todo o amparo necessário. A internação é de 12 a 24h sendo necessária apenas para monitoramento do pós cirúrgico imediato.
O procedimento de ginecomastia consiste em retirar o excesso de gordura e as glândulas mamárias do homem. Esses dois procedimentos podem ser feitos na hora e geram pequenas cicatrizes que são imperceptíveis em sua grande maioria. Inclusive, apenas esses dois procedimentos já bastam para extirpar a ginecomastia e impedir que esse problema volte, já que as glândulas aumentadas não existirão mais.
E a cicatrização? Devo me preocupar com o pós operatório?
A cicatrização da ginecomastia possui algumas regras mas está longe de ser dolorida e limitante. O uso da cinta pós cirúrgica é obrigatório no primeiro mês após a cirurgia e promove diversos benefícios como a diminuição do inchaço e hematomas, assim como faz com que o resultado da cirurgia seja melhor.
Para homens que dirigem e fazem exercícios físicos é necessário esperar 15 dias para dirigir e 1 mês para fazer os exercícios. Mas, para trabalhar o paciente está liberado após 7 dias da cirurgia e para dormir, tomar banho e se trocar não há grande dificuldade. Inclusive, as dores são leves e facilmente tratadas com um simples analgésico.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dr. Wendell Uguetto
Formado pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo(USP), o Dr. Wendell Uguetto concluiu o serviço de residência médica em cirurgia geral e cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da USP, Sua busca por aprimoramento resultou no prêmio Quality de Cirurgião Plástico de 2011. Hoje, Uguetto atende em dois consultórios e é membro da equipe de retaguarda de cirurgia plástica e crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein. É Especialista em Ginecomastia.
Founder Casa Aura Body & Soul
4 aO pós-operatório adequado trará segurança e suporte para o paciente.