Preenchendo o gap na gestão logística
Ao estudar o mercado logístico, me surpreendi com o resultado de uma pesquisa que revelou que os sistemas de SCM (Supply Chain Management) são a categoria de software com os menores índices de satisfação entre seus usuários. Para um setor tão essencial como o logístico, esse dado é alarmante e levanta uma pergunta importante: por que essas ferramentas não entregam o que prometem?
Ao mergulhar mais fundo nessa questão, ficou claro que muitas das dores enfrentadas pelo mercado logístico estão ligadas a uma lacuna específica: a gestão tática. Entre os desafios mais recorrentes estão:
Essa falta de suporte à gestão tática também se reflete em um outro dado preocupante: 24,4% das empresas logísticas não utilizam nenhuma ferramenta de gestão. E, entre as que utilizam, nenhuma delas é projetada especificamente para o setor logístico.
Esse cenário reforça uma realidade evidente: enquanto as soluções de ERP atendem à gestão estratégica e os TMSs dão suporte às operações, não há ferramentas criadas para cobrir a camada tática, que conecta a estratégia ao dia a dia operacional.
Alguns poderiam argumentar que ferramentas genéricas, como Trello ou outras plataformas de gerenciamento de tarefas, poderiam resolver essa questão. No entanto, ao observar mercados mais maduros, vemos que o verdadeiro salto de eficiência ocorre quando ferramentas são criadas especificamente para atender às necessidades daquele setor. Exemplos como HubSpot, para vendas e marketing, ou Jira, para desenvolvimento de software, mostram como soluções especializadas transformam a maneira como esses mercados trabalham.
Essas ferramentas fazem mais do que organizar tarefas: elas atacam diretamente as principais dores, oferecendo automação, visibilidade e eficiência operacional.
Acreditamos que na logística, é possível alcançar o mesmo impacto ao criar soluções sob medida para as complexidades do setor e que o futuro da logística está em conectar todas as camadas – estratégica, tática e operacional – com tecnologia de ponta.