A mudança de habitos diários rumo a qualidade de vida no futuro
Provavelmente o motivo é a falta de tempo ou rotina cada vez mais agitada, qualidade de vida é o assunto do momento e os dados do Ministério da Saúde apontam que doenças associadas ao estilo de vida matam mais que o trânsito e a violência.
Melhorar ou até mesmo mudar hábitos é um ponto que necessitamos discutir e falar por horas e horas só que as escolhas tem um valor importante na vida como um todo, então, como é possível dar atenção a saúde com esse novo estilo de vida e fazer que se tenha algum resultado com isso.
Pensar um pouco em como é o seu dia, priorizando sua saúde e seu bem estar pode ser um ponto chave para o inicio de uma mudanças. Diariamente, nos deparamos com situações e informações que no primeiro momento não fazem muita importância, mas elas podem ser essenciais para um começo. Hoje, a rede nos oferece inúmeras possibilidades de conhecimento e você já deve ter lido, escutado ou falado sobre estes seguintes assuntos, mas será que após de absorver as informações, elas foram colocadas em prática ou despertaram alguma preocupação?
Durma bem: Dormir mal ou pouco pode prejudicar o equilíbrio do seu metabolismo, aumentando a probabilidade de desenvolver doenças relacionadas ao coração e Diabetes.
Faça exercícios físicos diariamente: A prática de exercícios físicos moderados além de ajudar a manter a boa forma e saúde, podem nos ajudar a manter um equilíbrio saudável da mente aliviando a tensão e o estresse. Caminhar pode ser um excelente exercício físico.
Cuide da sua alimentação: Escolha uma alimentação mais natural na maioria dos dias da semana, evitando frituras e doces. Não esqueça de incluir frutas, verduras e alimentos integrais, que são ricos em fibras. Diminua o sal, carnes vermelhas e alimentos industrializados.
Não se esqueça de tomar água: A água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Não espere sentir sede pois quando sentir significa que seu corpo já está desidratado.
Mantenha uma boa atitude mental: Controle seus pensamentos ruins não permitindo que eles controlem você. Viva bem por não odiar as pessoas, porque isso é melhor para você, é melhor para sua saúde.
Procure e aceite ajuda médica: Mesmo sentindo os sintomas de alguma doença, podemos descuidar de nossa saúde por não procurar ajuda médica rapidamente, e isso pode piorar muito as coisas. Seja através do sistema público ou particular, procure ajuda quando necessário e faça isso sem demora. Faça sempre seus exames preventivos de saúde em dia.
O ponto real deste assunto é que uma parte população ainda não mudou a forma que trata a saúde, as informações chegam, estão disponíveis para grande parte só que dificilmente serão usadas de uma forma preventiva. Talvez isso tenha haver com o mal costume já está instalado em nossa cultura, das gerações que se foram ou do meio em que vivemos. Uma motivação se desperta pela insistência dos profissionais de saúde que buscam e repassam a informações de forma clara e objetiva.
Pensar e fazer em um futuro com mais saúde e qualidade de vida está totalmente ao nosso alcance, tenho uma perspectiva positiva para o futuro, a tecnologia está num auge facilitando muito a vida num geral, por isso, ciência e publicidade dão grandes passos para nos passar um melhor entendimento do que faz bem e o que não faz. Então, por que não nos preocupar com saúde agora.
Concluo este artigo com uma citação do bispo e teólogo francês Jacques Bossuet.
“A saúde depende mais das precauções que dos médicos.”
Obrigado,
Ramon Girelli.