Prepare-se: The Black Friday is coming
A Black Friday está chegando! Uma das datas mais importantes do varejo, só perdendo para o Natal, esse é o momento de picos de tráfego de e-commerces que oferece grandes chances de fechar mais vendas em um único dia!
Você já planejou sua ação para o grande dia?
É muito comum vermos práticas para o consumidor final, pois são as vendas que mais movimentam nesse “evento”. Mas o que quero apresentar nesta semana é a importância da participação e do planejamento de quem também atua no ramo B2B.
Essa é uma oportunidade para você reativar contatos ou acelerar negociações com um ciclo de vendas mais oportuno e ligeiro!
Para isso, te indico realizar um plano de ações. Veja o que você deve fazer:
- Defina um conceito de campanha: Ofereça o que você tem, faça entrega de uma experiência excelente, concorrendo com nichos de sua categoria (muito importante pesquisar e conhecer o perfil de seus clientes para fazer promoções relevantes).
- Analise as ofertas: produtos ou serviços que têm maior margem para desconto, os que estão parados no estoque ou aqueles que têm baixa procura e os produtos/serviços “isca” – que vendem bem e são porta de entrada para outras vendas.
- Faça uma estratégia de divulgação: Nas semanas anteriores à Black Friday, crie expectativa de boas ofertas, realizando ações através de: Landing Page, E-mail mkt, Remarketing, Pop ups, Redes Sociais, Contagem regressiva no site.
- Revise tudo para garantia de eficiência: estoque ou formas de serviços oferecidos, usabilidade do site, verifique sua reputação de reclamações, cheque seu SAC para estar em perfeita condições de esclarecimentos.
- Tenha transparência em suas comunicações e maneiras de contato, pois segundo pesquisa realizada pelo Google em parceria com a Provokers Confiança na loja e na marca vem em seguida de Preço (que é o primeiro da lista).
Apesar de toda expectativa e euforia que os consumidores ficam nesse período, anunciar no meio online continua sendo muito importante. Nessa mesma pesquisa:
80% das pessoas declararam que preferem tanto pesquisar quanto comprar pela internet, agora para o Black Friday de 2017.
35% dos entrevistados ficaram sabendo de promoções através de sites de e-commerce, 26% através de e-mail, 24% por meio de buscadores e 19% em redes sociais.
17% revelaram que suas compras na data são por impulso. E os que planejam, começam a fazer pesquisas dos produtos para comprar na Black Friday cerca de 15 dias antes da data.
Quer falar mais sobre este e outros assuntos? Me envie sua mensagem!
Um abraço e até a próxima.