Prepare seu time para a Transformação   Digital

Prepare seu time para a Transformação Digital

Prepare seu time para a Transformação Digital

     Você, como líder inteligente que é, já deve ter percebido que o mundo agora é digital também. Por que digo digital também? Por mais que tenhamos toda essa configuração: mundo real x redes sociais, não podemos esquecer que ainda somos analógicos. O comportamento humano não é delineado por uma sequência de bits dentro de um algoritmo perfeito. Mesmo que Freud e Jung tentassem explicar, ainda há muitos mistérios no funcionamento cerebral que determina a programação de nós, homo sapiens, que vale a pena aproveitar essa transformação pela qual o universo passa através da Quarta Revolução Industrial para que possamos nos reinventar.

     E dentro dos conceitos da Indústria 4.0 virou necessidade fazer com que as organizações e as pessoas passem por uma Transformação Digital. No entanto, entre o desejo de fazer essa transformação e aplicação propriamente dita, existem alguns fatores e aspectos que devem ser considerados para o alcance do sucesso desta jornada. É óbvio que o aprendizado que países mais desenvolvidos no tema como: Alemanha, EUA e China, deve ser usado para realizar esta Transformação Cultural nas indústrias brasileiras. Contudo, não pode ser esquecida toda a cultura peculiar que existe no meio de trabalho do Brasil, assim como os entraves e desafios naturais e comerciais inerentes ao nosso país. Vamos discutir aqui neste artigo três fatores essenciais para que qualquer empreendedor possa pensar em iniciar uma Transformação Digital, sendo eles: os conceitos, as tecnologias e as pessoas.

O Conceito

     Todo e qualquer processo de Gestão de Mudanças gera incômodos para todos os envolvidos. E com a Transformação Digital não é diferente. Por isso, torna-se muito importante que a liderança que irá promover este movimento dentro de uma organização possa ter acesso ao máximo de informação possível sobre os conceitos oriundos da Transformação que pode ser entendido como o uso da tecnologia para melhorar desempenho, através da busca do alcance de melhores resultados pela mudança estrutural da organização. E todas as tecnologias podem ser resumidas na Digitalização, que é transformar o analógico em digital promovendo soluções que ainda não conhecemos para problemas que também ainda não existem e para o que já existem. É muito importante que o líder tenha clara noção do conceito para que não compre soluções vendidas como Transformação Digital e que na verdade não são.

As tecnologias

     Existem várias vertentes de estudos determinando as tecnologias que representam a Transformação Digital. Vou aqui me referir a uma referência brasileira que é a Sondagem Especial sobre a Indústria 4.0, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que elenca as seguintes tecnologias habilitadoras: Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Big Data, Computação na Nuvem, Robótica Avançada, Manufatura Aditiva e Novos Materiais.

     Percebe-se pela pesquisa que o desconhecimento das tecnologias ainda é grande por parte dos líderes das indústrias brasileiras. Mudar esse indicador é fundamental para a manutenção da competitividade de nossas empresas. Ou seja, mais uma vez falta o conceito desta transformação para nós líderes. A busca deste conceito é princípio básico para avançar no futuro que se espera para nossas organizações.

As pessoas

     E aqui vem o fator que considero mais importante em um processo de Transformação Digital: as pessoas. São elas que compram ou não as ideias, são elas que fazem acontecer, são elas que realmente revolucionam e promovem as disrupções ou atrasam elas. Por isso, um carinho especial tem que ser dado às pessoas.

           Em primeiro lugar, na escolha das pessoas que iniciarão o processo de transformação. Elas precisam saber os conceitos, para que não sejam enganadas por consultores que vendem um monte de coisas, menos Transformação Digital. Um time muito qualificado e engajado facilita a abertura para um futuro de sucesso.

       Em segundo lugar, pensar nas pessoas que serão impactadas pela Transformação. É preciso que você, líder, chame sua equipe de RH e trate rapidamente quais serão as competências e qualificações para que as pessoas sofram o menor impacto possível. Eu, por exemplo, já estou construindo uma estratégia junto com minha equipe para a mudança do perfil de mecânico para que possam trabalhar como mecatrônicos, devido à quantidade de eletrônica que será implementada no processo de transformação da empresa que trabalho.

     E em terceiro lugar, cuide de sua qualificação. Entenda profundamente os conceitos. Pesquise as tecnologias habilitadoras que serão trabalhadas em sua área e aprofunde no conhecimento delas. Faça Relações Eficazes com pessoas que tratam do tema. Seja um campeão no tema.

Construa sua forma de conduzir o processo

     Existem ótimos materiais que poderão lhe auxiliar na condução deste processo dentro de sua empresa e aqui destaco alguns com os quais flerto constantemente para que eu possa ter repertório para as discussões que promovo do tema junto aos meus colaboradores e fornecedores: Rock Content , Friendslab e Multconnect .

     Essa turma que citei aí em cima tem um material muito mais rico que o apresentado neste artigo, mas o que tentei colocar aqui é a percepção e ação de um líder que se preocupa em elevar os resultados da empresa através da Transformação Digital, sem perder de vista a importância das pessoas neste processo. Espero que possa ter lhe inspirado para dar o primeiro passo e ir rumo ao sucesso. Grande abraço!!!

Perfect! Thanks for theses tips!

Jaime Diego Pérez Pissarra de Almeida

Barbara | Helping The Industrial World Optimise Their Operations Through Edge Computing | EdgeAI | AIoT| EdgeML | Utilities & Manufacturing | Industry Digitalisation | Industry 4.0 | Strategy | #ISDI MIB

6 a

Excelente artigo, como você refere acho fundamental a mudança estrutural da organização, tem que ser o primeiro passo para qualquer estrategia de transformação.

Arley Siqueira

Excelência Operacional | Lean Manufacturing | Agile

6 a

Excelebte artigo Kleuber. Realmente temos que nos preparar e rápido para essa nova revolução, pois as mudanças nesse universo cada vez mais digital acontecem a nivel exponencial.

Paulo Henrique dos Santos

Gestor de Manutenção | Engenheiro de Manutenção | Mineração e Metais

6 a

Nada mais importante que acompanhar o "carro" da tecnologia....

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos