Transformação Digital: Por quê ainda  é uma realidade distante no Brasil?

Transformação Digital: Por quê ainda é uma realidade distante no Brasil?

A transformação digital foi sem dúvida o grande tema de 2019 e ainda persiste em 2020. No entanto, parece que mesmo após muita repercussão e discussão, o tema ainda não saiu da teoria aqui no Brasil.

Cloud Computing, IoT, BigData, Inteligência Artificial e Industria 4.0 foram alguns dos principais tópicos abordados ao longo de 2019, principalmente na área da tecnologia. No entanto, vimos muita teoria e pouca ação. As explicações são as mais variadas possíveis mas vamos fazer aqui algumas reflexões sobre pontos que considero elementares, e para isso te convido a deixar de lado o prisma da tecnologia, vamos falar de gestão.

Uma pesquisa relativamente recente da SAP mostrou que ao redor do mundo menos de 4% dos gestores de empresa estão preparados para conduzirem processos de transformação digital (em economias de terceiro mundo esse número pode ser ainda menor). A partir dessa perspectiva é possível afirmar que a cultura é um dos maiores obstáculos para os avanços propostos pela transformação digital. Os paradigmas há muito tempo amplamente ensinados e reforçados nos modelos de gestão tradicionais parecem ser um grande contrapeso. A visão da tecnologia como fim e não com um meio para potencializar negócios provavelmente é o maior iceberg no caminho dos gestores.

O famoso modelo das 5 forças de Michael Porter já não é mais suficiente para garantir o sucesso das organizações. É preciso ir além para sobreviver no mercado cada vez mais agressivo e passar a tratar tecnologia como investimento e não custos parece ser uma das chaves.

Avançando mais na realidade empresarial brasileira, já que tocamos no assunto gestão falando dos modelos de Michael Porter, chegamos em outro grande obstáculo das organizações a estratégia empresarial. Na maioria das empresas ela inexiste, ou quando é possível encontra-la via de regra está registrada e teorizada mas quase nunca aplicada. Este é outro paradigma mister que os gestores devem superar. Não é possível traçar um planejamento de tecnologia, abordando investimentos e mudanças, se a bússola da empresa não estiver apontando para o norte que deverá ser seguido e alcançado. Essa visão está intimamente ligada a tratar tecnologia como meio e não como fim, utilizando estrategicamente os recursos de TI para potencializar negócios, conectando investimentos e metas tecnológicas diretamente no planejamento estratégico tradicional na tentativa de atingir resultados melhores e mais rápidos.

Por fim não bastassem todos os desafios e dificuldades cotidianas na operação das organizações brasileiras, ainda existe uma grande confusão no conceito do que é a verdadeira transformação digital. Recentemente li um artigo na web escrito por uma respeitada instituição do país que descrevia o sucesso da aplicação da transformação digital de um grupo de comerciantes que passaram a utilizar as mídias sociais para fazer suas vendas. Este é um erro comum, que exemplifica bem a necessidade da nossa mudança de perspectiva. Explicando melhor, a simples utilização de tecnologia nos negócios, ainda que antes não fosse utilizada, é apenas digitalização e não transformação. A essência da transformação implica na mudança nos modelos atualmente praticados, utilizando a tecnologia apenas como apoiadora do processo. Dito isso, a verdadeira transformação digital teria acontecido para esse grupo de comerciantes, se observando estrategicamente o modelo de negócio utilizado, os gestores tivessem constatado que uma unidade física não fazia mais sentido. Sendo assim, poderiam tomar a decisão de encerrar as atividades fisicamente, mudando o modelo de negócios para lojas virtuais. A mudança do paradigma no modelo do negócio aqui é clara e isso só seria possível hoje utilizando os recursos que a tecnologia fornece, como cloud computing por exemplo.

Se você é um gestor ou um proprietário de empresa, não importa o tamanho, lembre-se que a mudança deve começar em você e para que exista sucesso na sua jornada, estratégia e tecnologia devem caminhar juntas, buscando sempre a transformação dos negócios e potencialização dos resultados.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos